TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

22/10/2009

Secretario de Meio Ambiente "pousa" na Granja


Olá vizinhos da Granja!

Nessa quarta-feira, a Granja Viana recebeu uma visita, digamos, "ilustre", depois de tanto gritar por socorro... O Secretário Estadual de Meio Ambiente - Xico Graziano, chegou de helicóptero para vistoriar a obra recém-embargada da Alphaville. (Ops...Podia ter vindo bem antes...tipo assim... quando aprovaram o empreendimento???).

No canteiro de obras, ele era esperado pelo presidente da empresa, João Audi, e pelo diretor de negócios, Marcelo Willer, além de assessores de imprensa e afins. E como Graziano "twittou" que viria ao local, alguns membros "antenados" do MDGV - Movimento em Defesa da Granja Viana - também foram para lá.

A vistoria, não foi aquela caminhada pelo terreno já desmatado, mas sim, uma "olhadinha" em papéis e fotos aéreas tiradas na manhã (21) pela empresa, além de um bate papo questionando o porque de tanta discussão.

Xico perguntou: "Se está tudo OK, porque deu tanta confusão?"
Ao que Marcelo Willer respondeu: "Porque priorizamos a comunicação com Carapicuiba e nos esquecemos que a Granja Viana está - na sua maior parte - em Cotia, com a qual não conversamos. Foi um erro de comunicação", afirmou.

O Secretário, após escutar algumas pessoas do Movimento em Defesa da Granja presentes, deu seu parecer: "Estou vendo aqui que foi tudo um problema de implementação, uma coisa truculenta que poderia ter sido evitada, já que as autorizações estão em ordem. Foi uma falta de comunicação adequada", enfatizou. "Agora o ideal é que seja reparado isso, ou então, que a obra não aconteça e se transforme isso num parque público. O problema é: "Quem pagará por tudo isso?"

E finalizou: "Está claro aqui que houve uma decisão de engenharia errada, que provocou essa truculência. A partir desse exemplo, vamos regulamentar melhor a forma de fazer as coisas, para que outros empreendimentos não façam o que quiserem. Vamos melhorar essa implementação", disse.

Xico Graziano ressaltou que hoje a sociedade participa mais. "Vocês tem que ser chatos mesmo, tem que chutar a canela", enfatizou. (Haja canela prá chutar kkk). Ele se colocou à disposição dos membros do Movimento para uma reunião, para discutir a obra com os moradores.

Aproveitei e peguei uma carona com o secretário até o helicóptero, no carro da polícia ambiental, onde ele me disse que veio para conhecer o local - justificando que não tem como estar presente em todo empreendimento. Sua percepção é de que tem que ser reparada essa comoção causada na comunidade por conta do desmatamento e da fauna que sofreu impacto. Ele irá analisar os relatórios do novo estudo de fauna que foi finalizado esses dias para emitir seu parecer, e deixou claro quanto à decisão do desembargador: "A decisão do embargo está no judiciário, e a secretaria não tem como intervir, temos que aguardar a decisão do desembargador", concluiu.

De volta ao canteiro de obras, conversei com João Audi e Marcelo Willer, da Alphaville. O pedido para continuar as obras, feito pela empresa, foi aceito "em parte" pelo juiz, que determinou a liberação apenas da obra para terraplanagem, drenagem e confecção do viveiro de mudas, devido ao problema causado na vizinhança por causa das chuvas.

"O cronograma está mantido e estamos apenas aguardando julgamento do mérito, o que deve acontecer nos próximos 30 dias", disse se referindo à liberação para implantação de infra-estrutura.

No final da tarde (18:00hs) recebemos uma nota da empresa, falando sobre o empreendimento e sobre a decisão do juiz. Leia a íntegra da nota aqui.


Vamos aguardar os próximos capítulos. Com certeza, eles trarão lições para ambas as partes envolvidas. E eu espero sinceramente que quem saia ganhando nessa briga, seja a Natureza.

Fau Barbosa
De Olho na Granja e no resgate de valores que ficou lá atrás...


Fotos: Ligia Vargas


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR