01/04/2009
No próximo dia 03 de abril, começa o Rodeio em Cotia.
Mas o que é um Rodeio?
Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou um boi.
Estima-se que os rodeios sejam seguidos por um público aproximado de trinta milhões de aficionados, que acompanham os inúmeros festivais realizados.
No Brasil o rodeio está regulamentado pelas leis nº 10.220/2001 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o atleta profissional.
Tudo muito lindo. Mas e os animais?
Muitos defensores dos rodeios argumentam que os animais utilizados não são submetidos a maus-tratos.
Mas, por mais cuidados que eles possam receber, segundo a Profa. Dra. da USP, Irvênia Prada, "não ocorre apenas a "sensação" de dor orgânica, como também o sofrimento mental, emocional, porque os animais se sentem ameaçados e perseguidos."
Fora as ferramentas de tortura... vejam algumas...
- Sedem ou sedenho: artefato de couro ou crina, amarrado ao redor do corpo do animal (sobre o pênis ou saco escrotal), que é puxado com força no momento em que o bicho sai à arena. Além do estímulo doloroso, pode também provocar rupturas viscerais, fraturas ósseas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas. Dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais fatores pode-se evoluir até o óbito.
- Esporas: às vezes pontiagudas, são aplicadas pelo peão tanto na região do baixo-ventre do animal como em seu pescoço, provocando lesões e perfuração do globo ocular.
Todas essas práticas causam dor e sofrimento ao animal.
E em você, o que causa ter consciência dessa crueldade?
Fau Barbosa
De Olho na Granja e no comportamento animal do homem.