19/05/2014
Há pouco tempo recebi uma ligação: “Carolina, acabei de receber uma nova remessa do vinho Pingus 2010, apenas 19 garrafas, que custará R$ 4.000,00 cada. Quer me ajudar e vender?” Respondi: ”Sim!”
O vinho é caro, feito na Espanha, na sub-região de Ribera Del Duero e é o segundo vinho biodinâmico e orgânico mais caro do mundo. O primeiro é o famoso vinho Romanée – Conti, que pode custar até R$ 12.000,00.
Feito 100% com a uva Tempranillo, advinda de dois pequenos vinhedos de mais de 60 anos, convertida para agricultura orgânica e biodinâmica a partir de 2000, este vinho passa por um estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês. O que ele tem de tão especial? Aromas exuberantes de fruta madura, notas florais intensas, e na boca é profundo, puro e austero.
O produtor Peter Sisseck, com o codinome Pingus, revolucionou a Espanha fazendo este vinho.
É exclusivo pela minúscula quantidade com que é produzido, apenas 6.000 garrafas / ano. Quando Peter lançou a primeira safra em 1995, Robert Parker, o mais conhecido, respeitado e copiado critico de vinhos do mundo, falou: “Este é o melhor vinho que já tomei na vida!”. Foi o bastante para fazer seu preço ir às alturas.
Um vinho caro, elegante, para poucos e que exala sofisticação. Vale tudo isso mesmo? Depende do bolso de cada um! E do desejo de gozar também do status que ele traz.
Esta é uma questão que no mundo do vinho muito se pensa: “Será que estes ou aqueles vinhos, mesmo das uvas de melhor qualidade, valem cada centavo que representam?” Vamos imaginar e sonhar com Pingus!
Importadora Casa do Porto
Telefone: (11) 3061-3003