07/01/2013
Por: Luciane Lima
O ano de 2013 começou há poucos dias e com ele, surge o desejo de mudar e fazer novas escolhas para nossas vidas. No entanto, observamos que muitas resoluções de Ano Novo acabam por terminar na gaveta. Por que será que a maioria dos planos que fazemos não são plenamente concretizados? Faltou melhor definição, comprometimento, disciplina? O que falhou no meio do caminho?
Aqui vão algumas dicas práticas para você maximizar sua chances de realizar seus sonhos de forma mais eficiente, fácil e resolutiva:
Avalie suas crenças: seus pensamentos habituais tornaram-se crenças, que hoje podem limitar ou impedir a manifestação de seus planos. Alguns exemplos de crenças limitantes são: “não consigo”, “vai ser difícil”, “não tenho disciplina”, “É trabalhoso”, “é uma luta”, “vou ter de me esforçar, etc. Quando você observa suas crenças sem julgá-las, elas imediatamente perdem a sua força de influência. Cuidado com seus pensamentos e palavras, pois eles têm muito poder. Construa novas crenças que sejam convenientes para você e alinhadas com o que deseja ver em sua vida.
Ponha foco no que você deseja: em geral, é nossa insatisfação que nos impulsiona a conquistar algo melhor. Mas, é fundamental colocarmos nossa atenção no que realmente queremos experimentar e não no que nós não queremos mais. A Lei de Atração funciona sem nenhum julgamento. Então, a dica é: pare de reclamar do que não tem e escolha, especificamente, o que você quer que aconteça em sua vida. Coloque o foco no positivo, nos resultados que deseja obter.
Crie objetivos que estejam mais alinhados com a sua essência: quando tentamos implementar mudanças externas e não obtemos o resultado esperado, sentimos que não somos merecedores, auto-piedade, frustração e desânimo. Uma forma de evitarmos isso é alinharmos nossas metas aos nossos valores mais essenciais, que simbolizem o que é mais importante para nós e o que viemos fazer aqui para desenvolver, realizar e compartilhar. Este realinhamento com o seu real propósito de vida é o melhor combustível para você conseguir realizar uma mudança significativa e duradoura.
Fortaleça o seu interior: Avalie quais são as qualidades internas que você precisa para realizar os planos que traçou. Por exemplo, se você tem o objetivo de escrever um livro, comece perguntando-se quais são as habilidades que precisa ter para fazê-lo. Uma de suas respostas pode ser “disciplina.” Então, talvez você precise, primeiramente, concentrar-se em desenvolver esta habilidade, por exemplo, fazendo o exercício de escrever 10 minutos por dia. Ao tornar-se uma pessoa disciplinada, você não só maximiza as suas chances de publicar o seu livro, como também de realizar seus outros objetivos.
Ame-se e comprometa-se com a sua felicidade: você está se amando quando faz escolhas que são boas e convenientes para você. Então, primeiramente, tome consciência de tudo que faz você vibrar de alegria, tudo que lhe motiva, inspira, traz conforto, bem-estar, paz interior. É importante ser bem específico, com riqueza de detalhes. Quando você tiver plena clareza das coisas lhe faz feliz, comece a observá-las no seu dia a dia, pois assim aumentará seu poder de concretizá-las. Faça cada vez mais o que lhe dá prazer e alegria!