Olá amigos da Granja e da nossa cidade!
Como já era de se esperar, a Rua Adib Auada tem sofrido com as obras do Shopping Granja Viana. Os moradores têm reclamado e muito, dos transtornos causados por conta de veículos parados em fila dupla, além do grande número de carros estacionados por toda a rua, inclusive em locais proibidos e na entrada dos condomínios.
Por conta disso, fizemos uma reclamação junto à Secretaria de trânsito, e uma reunião de urgência foi marcada com os responsáveis pela obra do Shopping.
A reunião aconteceu na última quinta feira, na Secretaria de Trânsito, onde vários pontos foram discutidos. Estive presente representando a comunidade e discutindo com os responsáveis o que pode ser feito para minimizar os transtornos para quem vive no entorno.
Foi sugerido pelo Secretário de Habitação - José Lopes que se veja a possibilidade de estacionamento dentro do shopping.
Segundo o engenheiro Marcos, da Racional Engenharia, liberar o estacionamento do Shopping é inviável, pois "a obra vem do fundo para a frente". Marcos explicou que não há locais na rua para acomodar todos os carros, e disse que já foi locado o terreno no nº340 da rua, porém o local é muito pequeno.
Marcos sugeriu que algumas modificações previstas na rua sejam antecipadas, como a implantação de mão única de descida, a partir da praça do San Diego.
O Secretário de Trânsito - Claudio Olores, deixou claro que "antes de mais nada, é preciso respeitar os moradores".
O estacionamento de um lado da rua também deve ser proibido (lado do shopping), visto que ali estão sendo colocadas as guias e sarjetas para depois ser iniciado o recapeamento da rua.
Olores insistiu que se acelere uma entrada (liberação provisória do estacionamento do shopping), mesmo com a implantação da mão única e proibição de estacionar de um lado da rua. Ficou acertado que as mudanças devem acontecer no prazo de uma semana à 10 dias. Serão colocadas antecipadamente, faixas e sinalização no local, para avisar os moradores das mudanças.
O Secretário adjunto de Trânsito - Silvio Leme, informou que o shopping está entregando um documento na Secretaria de Habitação, solicitando a liberação de parte do estacionamento interno.
"Isso deve melhorar as ruas, pois vai absorver cerca de 300 ou 400 carros", disse Silvio.
Os moradores aguardam também a finalização das obras do novo acesso à rua, pelo terreno da G.E. A obra está parada há vários dias, e tudo indica que não ficarão prontas até a inauguração do Shopping.
PASSARELA NA RAPOSOAproveitei a reunião para cobrar a tal passarela prometida pelo WalMart há cerca de três anos, e que ainda não saiu do papel. Afinal, se nada for feito, com a vinda do Shopping, muitas pessoas serão atropeladas ali. Precisamos dessa passarela com urgência!
O secretário José Lopes propôs uma parceria com o shopping: "Apesar do custo da passarela ser do Wal Mart, nada impede uma parceria, já que o shopping está chegando. Vocês podem conversar e de repente construir uma passarela diferenciada, um modelo mais sustentável".
Ainda na reunião, o presidente da Câmara - Marcos Nena informou que já foi realizada uma discussão na Câmara: "A falta da passarela ali hoje é perigoso não só para a vida, como também para o empreendimento, que vai levar a fama pelos acidentes", enfatizou.
Enquanto a passarela não acontece, foi sugerido a colocação de uma barreira "New Jersey" (mureta) no perímetro do Shopping. Outra opção paliativa é uma grade para impedir a travessia.
Segundo José Lopes, o WalMart deu entrada no DER, e o projeto empacou por causa do local onde a passarela seria implantada, que é justamente onde será feito o recuo de pista do retorno (ao lado da madeireira).
Na última quarta feira, 13, foi realizada uma reunião no DER com o engenheiro Miguel, para mostrar as diretrizes da implantação da passarela. Vamos aguardar e ver o desenrolar dos fatos, então.
Fau BarbosaDe Olho na Granja e cobrando as promessas feitas lá atrás, que ainda não foram cumpridas, mas que nós tratamos de lembrar, né?