TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

21/01/2010

O que é o Diabetes Tipo 1


Chamamos de diabetes mellitus um grupo de doenças que apresentam como característica comum o aumento da glicose sanguínea. Nosso corpo utiliza a glicose e outros açucares como principal fonte de energia, portanto é indispensável na nossa alimentação.

Para podermos utilizar a glicose corretamente, precisamos de um hormônio chamado insulina, que é secretado de forma inteligente por uma glândula chamada pâncreas, localizada no abdomen, atrás do estômago. A insulina age em todas as células do nosso corpo, facilitando o transporte dos nutrientes, especialmente da glicose, da corrente sangínea para dentro da célula para serem incorporados.

No diabetes tipo 1, especificamente, o pâncreas não consegue secretar mais a insulina pois sofreu um processo de destruição das células produtoras de insulina (células beta) . Esta destruição decorre na maioria das vezes de um processo autoimune, isto é, o sistema de defesa do nosso organismo enxerga estas células como se fossem bactérias ou virus e as atacam. O porquê disto não está completamente esclarecido. Existe um componente genético, e pessoas com diabetes tipo 1 tem histórico familiar de terem diabéticos tipo 1 na família em 10-15% dos casos. A presença de outras doenças autoimunes, também aumenta a predisposição para desenvolver o diabetes tipo1.

O diabetes tipo 1 afeta crianças e adolescentes com mais frequencia, apesar de poder atingir pessoas de diversas faixas etárias. Geralmente o quadro inicial é de muita sede, fome, fraqueza e perda de peso. A pessoa urina muito, acorda várias vezes a noite para urinar. Estes sintomas aparecem subitamente, em geral, e muitas vezes é necessário um primeiro atendimento no hospital, pois o quadro de descompensação aguda do diabetes é bastante grave, pois aumenta os ácidos do oranismo e causa uma desidratação severa, o que pode levar até a morte.

De forma bem simples, o tratamento básico do diabético tipo é a utilização de insulina, o que restaura o metabolismo normal. Existem vários tipos de insulina que utilizamos para tentarmos imitar o pâncreas, porém em todos os casos, atualmente disponíveis para uso clínico, a via de administração é por aplicação subcutânea, geralmente várias vezes ao dia. Com isto, espera-se manter os níveis de glicemia o mais dentro do normal possível, para evitar os efeitos deletérios (agudos e crônicos) do aumento da glicemia no sangue.

O diabetes mellitus tipo 1 mal controlado leva, com o tempo, ao aumento do risco de infarto, cegueira, mal duncionamento dos rins e amputações, coisas estas que diminuem muito a qualidade e expectativa de vida dos paciente. Boa notícia é que, atualmente, temos recursos suficientes para manter os pacientes bem controlados e livres destas complicações, apesar de ainda não existir cura para o diabetes tipo 1.


Dra. Carolina Soares Viana de Oliveira - Endocrinologia
  • Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina)
     
  • Doutoramento em Curso na área de Diabetes na UNIFESP-EPM
     
  • >
  • Sócia da Endocrine Society e da European Association for the Study of Diabetes
    Preceptora da Liga Acadêmica de Diabetes da UNIFESP-EPM
     


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR