13/11/2008
Olá vizinhos da Granja e de Cotia:
Estamos em meados de novembro, falta um mês para o Natal...este ano voou!
Uma boa época para fazer um apanhado de tudo, colocar na balança tudo de bom e de ruim que pudemos presenciar na nossa região nos últimos meses. O trânsito, que piorou por conta dos novos empreendimentos, os acidentes na Raposo, por conta da falta de infra-estrutura, e por aí afora.
Fazendo uma análise rápida, vejo que a Granja hoje convive com duas faces de uma mesma moeda:
Temos aquelas pessoas que cultivam o hábito de andar a pé, de dar passagem, ser cordial, sorrir para o outro...
e aquelas pessoas cujo olhar carrega o stress de quem não tá nem aí para o seu "bom dia", ou para a sua vontade de andar devagar na José Félix...(afinal é sábado e não tem por que ter pressa....).
Temos as pessoas que convivem com ideais de quem ama esse lugar e briga para que ele não desapareça, que praticam ações sustentáveis, preservam a fauna e a flora...participam de encontros...saraus...festas temáticas...curtem esse clima de interior...
E do outro lado vemos aqueles que não se conformam com a árvore que está sujando a calçada e tratam logo de cortá-la, ou que não estão nem aí pra esse lugar, só vem aqui para dormir, e estão pouco se lixando se vai sair mais um condomínio na esquina...(só vão reclamar por que o trânsito vai piorar, mas fora isso, e daí?).
Fico imaginando como "educar" esse outro lado, para que entendam que, se moram aqui é por que procuram uma vida alternativa, é porque procuram qualidade de vida, então precisam deixar para trás todas as coisas das quais fugimos!
Pensar que o futuro depende unicamente das nossas ações no presente, que é necessário se "reeducar" para sobreviver e "deixar viver".
Se nos policiarmos no dia-a-dia, convertendo nossas ações destrutivas em ações pró-ativas e construtivas, lá na frente, quando fizermos novamente o balanço do ano, veremos que valeu a pena o "sacrifício": todos ganham e os valores são retomados.
"You may say I´m a dreamer, but I´m not the only one"!
(Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas não sou o único).
John Lennon
Pensem nisso, vizinhos...
nós realmente podemos fazer a diferença!
Que tal começar neste fim de semana, dando bom dia pro seu vizinho?
Um beijo no coração,
Fau Barbosa
De Olho na Granja
e na mudança necessária ao Ser Humano.