TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

09/07/2014

Morgon, o mais premiado Beaujolais


Nesta segunda semana de julho, resolvi fazer uma campanha de um vinho ainda pouco conhecido entre seus aficionados. Seu nome é Morgon 2011, super premiado ao custo de R$ 172,00. Um Beaujolais um pouco mais caro, por ser o melhor exemplar daquela região, feito pelo seu melhor produtor Marcel Pierre, um dos grandes nomes da produção de vinhos naturais. Morgon é um belíssimo exemplar feito com a uva Gamay, no qual o vinho mostra toda a pureza da fruta e se destaca pelos aromas de frutas vermelhas frescas, especiarias doces e notas florais, uma complexidade aromática incrível. Um Morgon que, diferentemente da maioria dos Beaujolais, encanta pela estrutura, pelos taninos redondos e pela agradável persistência ao paladar. Realmente um vinho que dá vontade de tomar uma taça todos os dias.

Mas, voltando ao começo, vinhos feitos com esta uva são poucos conhecidos, porque não há muitos exemplares disponíveis nas lojas do ramo, uma vez que existe uma data certa para começarem suas vendas. No mundo inteiro muitos esperam para o grande dia - Day by Beaujolais. Morgon é o “ must” dos Beaujolais, um vinho da maior complexidade. E gamay é uma uva descomplicada, extremamente aromática, fresca para se tomar em qualquer ocasião.

O Beaujolais mais conhecido entre nós é o Beaujolais Nouveau, um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita. A chegada do Beaujolais Nouveau é celebrada pelos franceses, que recebem o vinho em todo o país sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase "Le Beaujolais Nouveaux est arrivée!!!"

É produzido a partir de um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento. A pele da uva é estourada pela fermentação.
Representa a maior parte da produção, chegando a 53 hl/ano. Comercializado durante o ano como um vinho das quatro estações, é um dos poucos vinhos que se adapta a diversas culinárias. Deve ser consumido em um ano ou dois a partir da colheita.

Cerca de 1250 viticultores produzem o Beaujolais-Villages, em 38 vilas do Rhône e de Saône-et-Loire e 3 zonas geográficas de delimitação específica. O Beaujolais-Village é um vinho frutado e encorpado, que reflete as características de seu terroir. Cultivado em solos de granito e areia, apresenta uma cor intensa, com reflexos cereja, com aromas de frutos vermelhos entre os quais dominam o cassis e o morango. 
Anualmente são produzidos em torno de 50hl/ha de Beaujolais-Village nos 6,000ha de vinhas.

Beaujolais existe em 10 diferentes crus:

• Chiroubles, Brouilly, Régnié: vinhos leves, frutados e crocantes, com bagas vermelhas e especiarias;

• Juliénas, Fleurie, Côte de Brouilly, St-Amour : possuem estrutura sólida com taninos florais, aromas de violetas e íris.

• Chénas, Moulin-à-Vent e Morgon: ricos, intensos, minerais, com notas de ameixa e cereja. Podem ser conservados mais tempo do que outros Beaujolais (de 5 a 10 anos) e tornar-se melhor com o passar do tempo.

Pelo menos um dia em sua vida, compre um exemplar de Beaujolais. Você poderá encontrá-lo a um ótimo preço.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR