O que são e por que elas aparecem?Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar em manchas senis. Elas receberam este nome popular porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. No entanto, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos. Só que este dano leva tempo para aparecer e, por isso, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade, daí o nome senil.
É fácil comprovar que a mancha senil é, na verdade, uma mancha solar. Basta olhar a pele da região das axilas e parte interna dos braços, que ficam protegidas do sol, e ver que, apesar de terem a "mesma idade" que a pele afetada pela melanose solar, ali não se encontram as manchas senis.
As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.
Como posso fazer para tratá-las?Hoje existem muitos métodos para tentar retirá-las, com excelentes resultados. Como ácidos associados a clareadores de uso noturno e peelings de baixa, média e alta profundidade na pele. Por exemplo, ácido tricloroacético (ATA), fenol e ácido glicólico em altas concentrações. A principal contra-indicação são pacientes de pele morena e com exposição solar logo após ao tratamento.
As manchas mais profundas ( dérmicas : este diagnóstico pode ser feito através de uma lâmpada ultra-violeta, lâmpada de Wood ) são de mais difícil tratamento.
No entanto deve-se ter em mente que o mais importante é a prevenção, mesmo após o tratamento. Por isso, nunca deixe de usar o protetor solar.
Karina Nunes
- Médica Dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Médica Clínica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira
- Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo sob o número 127072
- Publicações de artigos em revistas, jornais e congressos médicos
- Participação ativa em congressos de Dermatologia Brasileiros e Internacionais
- Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética em adultos, crianças, idosos e gestantes