TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

01/03/2011

Mais um absurdo ambiental em Cotia!


Quatro enormes Paineiras, com mais de 50 anos foram cortadas na semana passada, atendendo solicitação do Secretário de Meio Ambiente, Dr. Laércio Camargo.

As paineiras compunham um belo visual na calçada ao lado do campo de futebol do Rio Cotia, no km 29 (rua Pedro Rodrigues, Jardim Claudio).

Fui chamada pelos moradores, que ficaram pasmos com essa atrocidade ambiental, segundo eles, desnecessária. Quando cheguei ao local, encontrei o vereador do bairro, Alcides "Esquisito", defendendo o corte das árvores, e alegando que as mesmas estavam "furando as bolas durante os jogos de futebol" e comprometendo uma mureta que margeia o campo do Rio Cotia (detalhe: o campo está desativado há alguns anos). O vereador disse também que as árvores "faziam muita sujeira" com a queda da flores e das "painas"(sementes que a paineira produz, em forma de algodão).

O engraçado é que comerciantes e moradores locais, disseram que não foram consultados sobre as árvores e repudiam o corte. "Não tinha por que cortar, elas davam sombra ali".

Um comerciante me contou que primeiro veio a Eletropaulo, que fez a poda dos galhos que estavam próximos à rede elétrica, e quando começou a anoitecer, chegou a Defesa Civil, que cortou impiedosamente as pobres árvores.

Procurei pelo Secretário Dr. Laércio, que informou que tinha autorizado o corte por que ele comprometia a fiação elétrica do Parque Industrial São José. "Fui em reuniões e não tinha solução. Estou fazendo um projeto de reflorestamento e mata ciliar para o local", disse ele pelo telefone.

Não contente com o que tinha escutado, liguei na Assessoria de Imprensa da Eletropaulo, que me disse que a empresa não tem competência para pedir corte de árvores e que isso era uma decisão da Prefeitura.

A população quer saber que critérios são esses em que não se permite cortar árvores secas que podem cair nas nossas cabeças e autorizam a matança de paineiras sadias e inofensivas!

Fau Barbosa
De Olho na Granja e no pouco caso que está havendo com o Meio Ambiente de Cotia.

JUSTIFICATIVA DA PREFEITURA:
A Prefeitura de Cotia informou nessa terça feira(1), que a Secretaria de Obras e Serviços está executando obras de melhoria no campo de futebol do Rio Cotia.

"Após alguns anos de interdição, o espaço receberá a reforma da praça e campo.
A praça de esporte de propriedade municipal é usada para práticas esportivas como o futebol por crianças, jovens e veteranos desde a década de 60, quando foi fundado os times de futebol (PSP) e Beira Rio. O local contará com melhorias no campo, vestiários, quadra e pista para caminhada. Além dos serviços de drenagem e tubulação.

Além da readequação do projeto serão plantadas 300 espécies de árvores nativas, inclusive com a recuperação da mata ciliar às margens do rio próximo ao campo. Para executar as reformas em andamento, houve a necessidade de supressão de algumas espécies nativas plantadas em locais inadequados, onde uma dessas árvores estava em estado comprometido, conforme laudo da Secretaria de Meio Ambiente.

Justificativa para o corte das Paineiras
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a justificativa para a retirada das Paineiras foi o comprometimento nas edificações no local, somando o entrelaçamento a galhos na rede elétrica de abastecimento a comunidade do bairro, e a rede fornecedora de energia ao condomínio industrial São José, podendo desta forma a qualquer momento causar transtornos no fornecimento de energia aos moradores.

Concluindo, a obra é da prefeitura com solicitação e ofício do vereador local, através da Câmara Municipal e a preocupação da recuperação ambiental.

O corte de árvores foi uma ação conjunta da Eletropaulo, Defesa Civil e a Secretaria de Obras e Serviços, sobre o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente".


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR