TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

05/11/2009

Lições da Floresta com Dona Francisca


Por Sílvia Rocha


As lições dela vêm lá do Acre. Bem no meio da Floresta Amazônica. À beira do Rio Juruá. Esta simpática índia chama-se Francisca das Chagas Siqueira e é da tribo Shawua nawa, do povo Arara. Tem 48 anos, é casada, tem 11 filhos e mais de mil partos em sua trajetória profissional. Dona Francisca tem muitas histórias para contar e mais ainda para ensinar.

A Floresta tem muito a nos dar

Dona Francisca fica com os olhos brilhando quando fala da Floresta. Ela diz que, além de nos dar o alimento e o sustento, a Floresta nos dá a saúde. “Meu pai era pajé, desses muito sabidos, e minha mãe era parteira. Ele não deixava ninguém cortar árvores. Ele dizia que a árvore sofria igual a gente. Que a gente deveria conversar com ela, pedir licença, pedir desculpas... Meu pai dizia sempre que a natureza sente, igualzinho a gente...”, relata Dona Francisca.

Mais de mil partos

Ela fez o primeiro parto aos 15 anos. E não parou mais. Dona Francisca gosta de fazer o acompanhamento inteirinho: o antes, o durante e o depois: “Gosto de conversar com a mãe e com o nenê. De dar carinho... converso com o nenê, com a mãe, para nem ele e nem a mamãe dele sofrerem no parto. Se estiver sentado, eu ajeito. Eu viro o nenê e ele nasce por parto normal. Enquanto estou fazendo o parto, sinto que eu é que entrei em trabalho de parto. Se eu pudesse, ajudava todo mundo a ter parto normal.”

A conexão com a floresta

Dona Francisca olha para o jardim onde está conversando comigo. Gosta quando peço para ela dar um recado aos leitores: “Eu queria desejar que vocês da cidade fiquem conectados com esta “pouca floresta” que vocês têm aqui. Se vocês estiverem conectados com a Natureza, com a Floresta, vão ficar conectados com Deus.”

Atendimentos cá e lá

Hoje, Dona Francisca passa seis meses no Acre e seis meses aqui na Granja. Trabalha com ervas, tinturas, florais. Quem quiser entrar em com essa mulher que carrega a sabedoria da Floresta, é só entrar em contato com Regina Bittencourt, que a hospeda e faz os agendamentos: 11 7656-9976.


Fotos: Ligia Vargas


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR