05/11/2009
Por Sílvia Rocha
As lições dela vêm lá do Acre. Bem no meio da Floresta Amazônica. À beira do Rio Juruá. Esta simpática índia chama-se Francisca das Chagas Siqueira e é da tribo Shawua nawa, do povo Arara. Tem 48 anos, é casada, tem 11 filhos e mais de mil partos em sua trajetória profissional. Dona Francisca tem muitas histórias para contar e mais ainda para ensinar.
A Floresta tem muito a nos dar
Dona Francisca fica com os olhos brilhando quando fala da Floresta. Ela diz que, além de nos dar o alimento e o sustento, a Floresta nos dá a saúde. “Meu pai era pajé, desses muito sabidos, e minha mãe era parteira. Ele não deixava ninguém cortar árvores. Ele dizia que a árvore sofria igual a gente. Que a gente deveria conversar com ela, pedir licença, pedir desculpas... Meu pai dizia sempre que a natureza sente, igualzinho a gente...”, relata Dona Francisca.
Mais de mil partos
Ela fez o primeiro parto aos 15 anos. E não parou mais. Dona Francisca gosta de fazer o acompanhamento inteirinho: o antes, o durante e o depois: “Gosto de conversar com a mãe e com o nenê. De dar carinho... converso com o nenê, com a mãe, para nem ele e nem a mamãe dele sofrerem no parto. Se estiver sentado, eu ajeito. Eu viro o nenê e ele nasce por parto normal. Enquanto estou fazendo o parto, sinto que eu é que entrei em trabalho de parto. Se eu pudesse, ajudava todo mundo a ter parto normal.”
A conexão com a floresta
Dona Francisca olha para o jardim onde está conversando comigo. Gosta quando peço para ela dar um recado aos leitores: “Eu queria desejar que vocês da cidade fiquem conectados com esta “pouca floresta” que vocês têm aqui. Se vocês estiverem conectados com a Natureza, com a Floresta, vão ficar conectados com Deus.”
Atendimentos cá e lá
Hoje, Dona Francisca passa seis meses no Acre e seis meses aqui na Granja. Trabalha com ervas, tinturas, florais. Quem quiser entrar em com essa mulher que carrega a sabedoria da Floresta, é só entrar em contato com Regina Bittencourt, que a hospeda e faz os agendamentos: 11 7656-9976.
Fotos: Ligia Vargas