27/02/2008
Ainda estou sob os efeitos da minha primeira visita à Câmara dos Vereadores, nessa terça feira - 26, por conta da leitura do PL da Lei de Zoneamento.
A população lotou o recinto da Câmara, o que me deixa feliz em saber que tem gente preocupada como eu, com o crescimento descontrolado da nossa Granja e do nosso Municipio.
Estavam presentes representantes da comunidade, moradores, além de várias entidades (Voto Consciente, Imprensa, e membros de Partidos Políticos).
Foi uma sessão de mais ou menos uma hora, entre leituras feitas em meio ao barulho de conversas paralelas.
Como a lei de zoneamento é extensa, foi lido apenas uma parte e a leitura será finalizada em outras 3 ou 4 sessões.
Na minha modesta opinião, esse projeto de Lei deveria ser apresentado em regime de urgência (como foi o da Coleta Seletiva agora no início do ano!), visto o descontrole no crescimento dos lançamentos imobiliários no Municipio, principalmente na região da Granja Vianna.
Mas infelizmente, parece que antes de Maio, nada vai acontecer.
Tempo suficiente para mais desmatamento, mais condomínios, mais caos.
O que me consola é que a Lei foi muito bem elaborada, por pessoas competentes, e temos uma boa chance de que ela seja aprovada, mesmo já sabendo que emendas estão prontas para serem apresentadas.
Tivemos ainda a aprovação das contas de 2004 do Prefeito, que estavam no Tribunal de Contas, tendo sido aprovadas por 9 de 10 vereadores presentes. Apenas a oposição votou contra.
E a sessão foi finalizada de repente, diante de alguns protestos de moradores, que vaiaram a saída dos vereadores do plenário, (por conta de discussão na tribuna), o que caracterizou falta de quórum e encerrou a sessão.
É importante que a comunidade se faça presente para que a Lei de Zoneamento seja aprovada na íntegra, para que Cotia tenha finalmente o seu Plano Diretor, dando ao Municipio um crescimento digno, que contemple toda a questão sócio-ambiental.
JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!
Fau Barbosa - de olho na Granja, e no progresso com responsabilidade sustentável!