TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

13/11/2008

Já reciclou seu lixo hoje?


Para os granjeiros, separar o lixo não dá trabalho
Fui conversar esta semana com as pessoas que passam pela central de reciclagem do Pão de Açúcar e surpreendi-me em saber que a maioria que estava lá leva seu lixo desde que a estação começou, há cinco anos. As fotos de Ligia Vargas mostram que apesar de carregarem sacos de lixo, todos têm um grande orgulho de fazer isto e a reciclagem já faz parte da rotina dessa gente.

Outra resposta unânime, quando perguntava se dava trabalho separar o lixo, era: - Não! E havia gente que complementava: – Imagina, eu até gosto. – Lá em casa já virou um hábito, todo mundo ajuda, separa...

Sabe aquela coisa de quando a gente faz algo com prazer, ou com comprometimento, aquilo não pesa? Pois é, foi exatamente isto que senti lá no Pão de Açúcar.

Evanete Ferreira e Umberto Spera Maria Lúcia Pena
Relações públicas Pão de Açúcar
Há locais com recipientes para reciclar o lixo que não reciclam
Sílvia Belton, proprietária do restaurante vegetariano Ser-Afim, é freguesa da estação de reciclagem de lixo. Ela acha fundamental reciclar o lixo, e esta consciência lhe foi transmitida pela mãe. Sílvia leva lá, religiosamente, todo o lixo do restaurante – que não é pouco. Ela prefere levar na Estação do Pão de Açúcar porque disse que confia na seriedade do trabalho, ela sabe que lá o lixo será tratado e realmente reciclado.

Sobre isso, a granjeira Daniela Terracini, artista plástica, também deu sua opinião. Ela disse que, infelizmente, há condomínios aqui na Granja que têm os recipientes para se reciclar lixo, mas que o lixo não é retirado de lá. Ou seja, o lixo fica parado e acaba tendo destino de lixo normal. Acho este alerta muito sério, e seria muito interessante que os condomínios e suas administradoras tomassem as devidas providências a este respeito. Imagine só a gente separar o lixo, deixar tudo organizado nos devidos recipientes e, depois, o trabalho ser todo perdido. E quem mais sai perdendo, nesta história, é nosso Planeta, gritando por iniciativas construtivas, éticas e verdadeiras.

Norman Rivera Silvia Rocha e Cleuza
Veteranos na reciclagem
Cleuza Mishiiyama tem muito orgulho em dizer que levava o lixo para ser reciclado na ASSA, há muitos anos, e que passou a levá-lo no Pão de Açúcar assim que a iniciativa começou. E ela acha importante também ajudar as pessoas envolvidas na Cooperativa pois esta prática também gera empregos.

Foi isso que a funcionária Evanete Ferreira contou sobre o seu trabalho na Cooperativa. Ela trabalha há cinco anos no Projeto Reciclagem e disse que o pessoal da Granja gosta muito desta iniciativa. "- Todo o lixo é levado, trilhado e reaproveitado", disse Evanete. "Cada tipo de material tem destino próprio, como as latas de alumínio, que são vendidas por pessoas de baixa renda. Ela disse que além dos clientes Pão de Açúcar, vem gente até de São Paulo levar o lixo para ser reciclado.

E os homens? Presentes e contentes, levando seu lixo para reciclar. Norman Rivera é granjeiro desde 1982 e utiliza a estação Pão de Açúcar desde que o projeto começou. Umberto Spera, construtor, também utiliza a iniciativa desde o seu início. Antigamente, ele reciclava seu lixo no Embu, pois a prefeitura trocava lixo por mudas. E ele disse que plantou mais de 100 em seu terreno. Spera disse que agora traz seu lixo no centrinho da Granja porque o projeto também ajuda na causa do câncer. E, requinte dos requintes, separa o lixo orgânico e o utiliza para compostagem, pois tem uma horta orgânica. Inclusive, convidou a equipe do site para conhecer sua horta.

Umberto Spera Evanete Ferreira
responsável por organizar o lixo
Ana Lia Graicar é granjeira de nascimento, casou-se, foi morar em São Paulo. Há dois anos, voltou para a terrinha com o marido e dois filhos. Ana reciclava o lixo em São Paulo e agora o recicla aqui. Acha que contribuição de todos muito importante, inclusive para as pessoas que trabalham e vivem desta atividade.

A Relações Públicas do Pão de Açúcar, Maria Lúcia Pena, contou que a estação é um sucesso, que processa 16 toneladas de lixo por mês e que está em segundo lugar das estações do Grupo Pão de Açúcar. É um projeto apoiado por várias empresas, como a Unilever. Ela disse que 90% dos clientes Pão de Açúcar utilizam e valorizam a estação de reciclagem.

E você, já reciclou seu lixo hoje?

Fotos: Ligia Vargas


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR