TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Divã na Internet Voltar

28/09/2016

Internet parceira no vestibular


Nesta época do ano, em que estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2017, os candidatos aos cursos superiores se vêem diante de uma situação bem difícil: a escolha profissional e os recursos mais adequados para enfrentar os exames.

Escolher bem uma profissão requer decisão e determinação, implica em abrir mão de coisas ou situações queridas e confortáveis e de outras tantas que sequer haverá tempo de conhecer, para ir de encontro ao que mais combina consigo, com o que faz mais sentido dentro daquilo que já se viveu, onde se avistam as maiores chances de realizar um trabalho bem feito, competente e prazeroso. E se possível, bem remunerado!

Nada simples, é uma grande empreitada, o pulo do gato nos primórdios da vida adulta. E as opções são tantas, que fica ainda mais complicado aceitar que é preciso eleger, de preferência, apenas uma entre elas.

Autoconhecimento e informação são o segredo para quem quer escolher uma carreira minimizando as possibilidades de arrependimento. São muitos os fatores a serem considerados ao fazer a escolha profissional, entre outros, mercado de trabalho, habilidades pessoais, custo do curso, profissionais com os quais conviverá futuramente, ritmo de trabalho, remuneração, opinião de quem trabalha nas áreas preferidas etc.. Observar quando se é mais produtivo também ajuda – sozinho ou em equipe, em que hora do dia, em ambientes internos ou externos, silenciosos ou agitados, com maior ou menor deslocamento, facilidade ou não de conciliar as atividades pessoais com o trabalho e por aí afora. Estas são apenas algumas dicas para se lembrar do que deve ser contabilizado nessa escolha tão fundamental, talvez a maior que o estudante já tenha feito até então.

No que diz respeito aos recursos materiais disponíveis para ajudar na escolha e no estudo que prepara o aluno para os exames, além dos cursinhos preparatórios que traduzem para o "vestibulês" o conteúdo aprendido na escola, a internet é uma ótima fonte de informação, também utilizada pelos cursinhos em aulas a distância, e também uma valiosíssima ferramenta de aprendizagem para o estudante e futuro profissional. Além de milhares de informações sobre os cursos existentes, carreiras oferecidas, custos, duração, datas etc., a web é uma rede sem fim de conhecimentos e relacionamentos e certamente um dos meios de comunicação mais acessados pela maioria dos estudantes. Dado o hábito que o jovem tem de estar on line a maior parte do tempo, por que não tirar partido dessa prática e torná-la útil também para o estudo nessa arrancada final antes do vestibular?

São muitos os caminhos na internet que permitem conciliar a interatividade social com o estudo, deixando-o mais atraente e produtivo. Organizar grupos de estudo com os amigos ou aberto a outros interessados é uma ótima opção, pois além da troca de idéias e esclarecimento de dúvidas, dividir a tensão com os amigos também ajuda a diminuir o estresse que quase sempre acompanha a chegada das provas. Facebook, Skype, blogs e outros sites de relacionamento também costumam promover a organização de grupos de estudo e comunidades voltadas para esse fim. Mas é importante frisar que para qualquer forma de estudar que se eleja, disciplina e responsabilidade são fundamentais. É muito gostoso bater papo com os amigos, trocar mensagens e dar uma dispersada, mas nesse momento tão importante da vida, é preciso dosar muito bem os momentos de lazer com as horas reservadas ao estudo. Fazer uso da rede para trabalhos, é também um bom treino para o que com certeza virá pela frente, um mundo profissional totalmente informatizado. E estudar na linha ainda é o caminho mais garantido para se entrar numa boa faculdade!


Veja mais

Pai nosso de cada dia
Dicas e cuidados na Black Friday
No Olho do Furacão - Apenas o Essencial
De antenas ligadas por Maluh
Autoamáveis por Maluh
Contentes Contatos
Aprendiz de Feiticeiro Por Maluh
Novos tempos!
A escolha profissional - o futuro à vista!
Internet: um desafio para a Educação
Educar ou punir
De perto, ninguém é normal
Internet Segura por Maluh Duprat
Era digital: um novo modo de vida
Internet: E a vida depois da morte?
Resiliência - Cirulink indica o caminho da superação
Resiliência - Nossa história não é nosso destino
Pai nosso de cada dia
A voz do povo é a voz de Deus?
Sorria, você está sendo filmado!

 


Maluh Duprat

Maluh Duprat é psicóloga clínica, orientadora vocacional e membro do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), da PUC/SP.

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR