18/02/2009
Boa semana, amigos da Granja e de Cotia!
Demorou, mas já está acontecendo:
A Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Obras, está começando a notificar os donos de imóveis para que construam muros e calçadas em frente às suas casas. O objetivo é orientar a população sobre a responsabilidade dos proprietários e dar um prazo para que todos cumpram a lei, evitando multas ou cobranças.
O que mais vemos em nossa cidade, são terrenos com mato quase na rua, além da sujeira que algumas pessoas teimam em depositar nesses lugares "abertos".
Isso, quando não queimam o lixo nesses terrenos.
Calçadas são artigo de luxo e os pedestres já se acostumaram a andar no meio da rua, colocando sua vida em risco.
A construção de muros e calçadas em ruas que são dotadas de guias e sarjetas é determinada pela Lei n° 1.151, de 28 de dezembro de 2001, que também estabelece uma série de obrigações aos proprietários, sendo que muitas delas não estão sendo cumpridas.
A Prefeitura investe grande parte dos seus esforços para limpeza da sujeira que vêm dos terrenos vazios para a rua, mas sua obrigação é apenas limpar o leito das ruas. Mas como os lotes não têm muros, a sujeira passa para as sarjetas e daí vai para as bocas-de-lobo, entupindo tudo e causando incômodo aos demais moradores.
As equipes de fiscalização estão percorrendo as ruas, anotando os lotes sem muros e calçadas, os lotes sujos e sem conservação, e seus proprietários já estão sendo notificados.
Colocar materiais de construção, tais como areia, pedra, madeira, etc., sobre a calçada também é proibido, afinal, com as chuvas, a areia e as pedras vão direto para as bocas-de-lobo, entupindo e causando alagamentos.
A comunidade tem agora um instrumento nas mãos para poder melhorar a nossa qualidade de vida!
Os moradores que quiserem comunicar a Prefeitura sobre lotes sem muros e calçadas ou lotes sujos e sem conservação podem ligar para 4616-6957 e 4148-3479.
É com a participação de todos nós que a nossa cidade pode entrar nos eixos e ficar ainda mais bonita.
Faça a sua parte! Eu estou fazendo a minha!
Fau Barbosa
De Olho na Granja e no exercício da cidadania!