24/09/2009
Pergunta: Acho a Granja muito carente em termos de saúde, falta um grande hospital para a região.
Assinado: Eugenio
Resposta: A Secretaria da Saúde informa que todo munícipe tem o direito de solicitar um hospital, porém é importante esclarecer que os serviços de saúde são divididos por níveis de atendimento. De acordo com a complexidade do serviço oferecido ele é definido como: primário, secundário e terciário.
Ao município, cabe a responsabilidade de oferecer e garantir os serviços de atenção básica considerado de nível primário. Neste nível compreende os serviços de PSF (Programa de Saúde da Família), UBS (Unidade Básica de Saúde) e PA (Emergência e Urgência).
A atenção secundária envolve a instalação de um hospital que é uma intervenção do Estado e que compreende os serviços de maternidade, cirurgia, entre outros.
Já o atendimento de caráter terciário de alta complexidade envolve tratamentos de radioterapia, quimioterapia, transplantes, entre outros. Este serviço geralmente é oferecido por órgãos estaduais e federais. Alguns são ligados a universidades e há casos também de entidades filantrópicas.
Portanto dentro das condições do município de Cotia, as atenções estão voltadas para estruturar os serviços de programas da saúde e toda a rede de atendimento básico para que o munícipe possa dispor de atendimento digno e de qualidade.