08/11/2007
VAMOS PROMOVER O ESPÍRITO GRANJEIRO E DESSA FORMA TENTAR DESAFOGAR A RAPOSO NOS HORÁRIOS DE PICO?
Olá Vizinhos Granjeiros!
De conversa em conversa, nos círculos de amigos granjeiros, falou-se nos últimos dias sobre soluções para o problema do trânsito da Raposo nos horários de pico.
Vocês já pararam prá pensar que 90% dos carros da Raposo andam com "uma só" pessoa dentro, nos horários de pico???
E que para chegar na Ponte da Eusébio Matoso, leva-se uma hora e quinze minutos??? (para atravessar exatamente 11 km??).
É a coisa mais absurda do mundo!
Para tentar resolver alguma coisa rápida, e com custo baixo, o tema entre os granjeiros foi:
Promover o senso de Comunidade e Sociabilidade.
A idéia seria criar uma comunidade com mediador,(o que preserva a segurança das pessoas envolvidas, e onde só entraria quem fosse indicado por alguém já membro), com o intuito de articular caronas. (vamos usar o Orkut para algo realmente útil!).
Assim, as pessoas podem saber muito sobre a pessoa com a qual vão começar a ir para o trabalho, devido ao perfil, etc. (Os centros de trabalho são praticamente os mesmos, salvo algumas excessões).
Para fazer parte teria que estar disposto a dar e receber carona.
Assim, promovemos a integração entre as pessoas (espírito granjeiro) e menos trânsito.
Acho que podemos criar um movimento eficiente.
Vamos usar os benefícios virtuais e colocá-los em prática!
Chega de ficarmos apenas decepcionados e reclamando do que está se tornando a Granja de hoje.
Temos nossa parcela de culpa por ter deixado chegar ao ponto em que chegou, afinal ficamos olhando o "progresso" vindo de maneira descontrolada e desorganizada e não fizemos nada...
Mas acho que não precisamos "nos adequar" a esse novo estilo, ainda podemos tentar recuperar uma parcela grande da nossa Granja, atitudes como essa já são um grande começo e, se nós "velhos granjeiros", tentarmos resgatar os velhos hábitos e praticarmos ações que visem o bem estar comum, estaremos resgatando o "nosso cantinho" para nossas futuras gerações.
Ah...hoje, muito antes de escrever essa matéria, dei carona para alguns adolescentes, do início da José Félix até o Fazendinha.
Fomos conversando, (eles mesmos descontentes com o progresso da Granja), e após deixá-los lá, (um pouco distante até do meu destino que era antes - o Anglo), me senti feliz em ter a oportunidade de praticar cidadania no lugar que escolhi para viver, e não só morar!
Vamos abraçar essa idéia?
Deixe seu comentário dizendo se concorda ou não.
Juntos, com certeza, vamos mais longe!
Nota da coluna:
Em 1º de Dezembro acontecerá nas Faculdades Mario Schenberg, o "1º Fórum pela Sobrevivência Saudável do Eixo Metropolitano Raposo Tavares", onde serão debatidas soluções para a Raposo.