TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

15/12/2008

Granjeiros dão o seu recado para um 2009 sustentável


Para encerrar o ano com chave de ouro, perguntei para alguns granjeiros qual atitude sustentável eles pretendem tomar no ano que entra. E também pedi para que eles dessem um recado sustentável, a partir de suas profissões.

Os depoimentos foram uma grata surpresa. Criativos, profundos, mas simples de pôr em prática.
Vamos a eles!



 
Olá, somos Telma e Sérgio, fonoaudióloga e cirurgião dentista aqui da Granja. Desejamos que todos cuidem muito do oxigênio do planeta para poder respirar bem, que escolham alimentos saudáveis que propiciem mastigação eficiente e que falem com boa articulação para transmitir com clareza mensagens de preservação do nosso Planeta.

Telma e Sérgio Terçarolli: ela, fonoaudióloga, ele, cirurgião dentista.



Acho que todas essas mudanças de hábitos têm que fazer sentido dentro de nós, isto é, tem que ser verdadeiro, lá no fundo do coração. Portanto, se estamos bem informados, atentos às nossas atitudes, emoções e pensamentos em relação ao próximo, a nós mesmos e ao meio ambiente, a mudança já está acontecendo. É simples assim! A sustentabilidade começa dentro de nós!

Um recado para o leitor, baseado na minha profissão: seja você também um "buscador" da verdade e do belo, ponha arte na sua vida, a arte de viver, de reinventar o cotidiano, de enxergar diferente, de ver a beleza nas coisas mais simples, de ser gentil com as pessoas, de fazer um arranjo de flores do jardim numa embalagem que ia para o lixo (sem esquecer nunca de separar o lixo em casa e levar para os postos de reciclagem!), resumindo: viva sua vida com arte!

Daniela Terracini: designer gráfica, artista plástica e designer de jóias



Foto por: Ligia Vargas
Falar sobre sustentabilidade com quem já é sensível ao tema é uma delícia, mas conseguir mostrar com tato e informação a importância das Ações Sustentáveis para alguém que não está nem aí é um desafio e tanto. Não adianta abordar com violência, que só aumenta a rejeição ao tema. O desafio é usar a inteligência e o afeto!

Todas as profissões e ocupações deveriam ter apenas um objetivo: fazer com que a Terra seja um lugar cada vez melhor para se viver. Tanto para nós como para todos os seres vivos.

Daniel Burd: Cidadão Sustentável - Uma Ação e dois Amigos pelo bem da Terra.
www.cidadaosustentavel.com.br.



Gostei muito de ler as 50 dicas de sustentabilidade desta coluna, com crianças ao meu lado. É um convite muito sério que essas crianças nos fazem a sermos exemplo da sustentabilidade não só pelo Planeta, mas também por elas. Quem sustenta um horário do dia para brincar com elas e ouvi-las? Quem sustenta um não para mais horas de videogame? Quem sustenta contar uma história e fazer um desenho ao invés de ligar a TV? Elas nos fazem ver que atitudes sustentáveis começam dentro de nós.
Dra. Marina C. Guimarães: psiquiatra de adultos, crianças e adolescentes e terapeuta junguiana.



 
Foto por: Ligia Vargas
Escolhi, para o ano que vem, ser voluntária de uma instituição, porque acredito que muitas pessoas necessitam da nossa atenção, do nosso cuidado, da nossa solidariedade. Acredito que se cada pessoa, profissional dentro da sua área, contribuir de alguma forma com os seus conhecimentos e experiência de vida para amenizar os problemas e os sofrimentos das pessoas, o mundo seria bem melhor!

"Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo".
(Mahatma Gandhi)

Já a minha dica é: Protegendo a sua coluna! Você sabe quanto de peso um adulto ou uma criança deve carregar sem prejudicar a sua coluna? Resposta: Segundo a OMS., o peso ideal é de 10% em relação ao peso corporal. A Escola de Postura do Brasil tem orientado as crianças a usar a mochila até 6% do peso corporal pois, segundo ela, 10% para algumas idades é muito e causa alteração do equilíbrio (pesquisa realizada com equipamento Pedana).Ex.: Uma criança que pesa 30Kg deve carregar a sua mochila até 3,0 Kg (segundo a O.M.S.) , ou 1,8 Kg (Escola de Postura do Brasil).

Dra. Sonia Takara: fisioterapeuta com formação em Reabilitação Postural, R.P.G., Ergonomia, Escola da Postura do Brasil, Escola da Coluna, Isostretching, Pilates, Correção da Postura com Bola Suíça.

Sonia Takara



Meu recado é que, para falar em atitudes externas, você precisa se cuidar por dentro. Portanto, seja muito amoroso e cuidadoso com você mesmo, que cuidar dos outros e do Planeta será uma conseqüência.

Sonia Silva: terapeuta de Ayurveda e terapeuta corporal



 
Foto por: Ligia Vargas
No "amigo secreto" deste Natal, sugeri que todos optassem por escolher presentes que agregassem responsabilidade social. Poderia também ser algo feito à mão por nós, como um bolo ou panetone.Podemos aproveitar esta época para tomarmos consciência na hora da compra. Percebi que, quando fui comprar o presente, achei bem fácil, já que alguns supermercados possuem produtos com este perfil. É só ficarmos atentos! Podemos manter este espírito natalino durante todos os nossos dias e adotarmos atitudes conscientes para um bem maior.

Acho importante manter no Granjeiro o espírito de solidariedade. Com este intuito, criei o DEB ( Dia Especial do Bem ) onde empresários, lojistas, profissionais liberais e toda a comunidade têm a oportunidade de se doar a uma causa social . Neste dia, parte da renda arrecadada é doado ao INSTITUTO SOU ESPECIAL ( www.institutosouespecial.blogspot.com), formando uma rede do bem.
Que esta atitude inspire outras comunidades.

Kátia Gontijo: professora de yoga e fundadora do Instituto Sou Especial




Finalizo com meu recado: Brasil Sustentável - Plante esta Idéia!

Prestigie os Produtos Sustentáveis do Brasil!
Somos o Único País com o Nome de uma Árvore!

Cuidando de Nossas Árvores, Cuidamos do Nosso Entorno, do Nosso País, do Nosso Planeta e do Nosso Futuro!

Saudações Sustentáveis!
Sílvia

Fotos por: Ligia Vargas


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR