10/03/2010
Por Sílvia Rocha
Você já participou de uma feira de trocas? E de uma feira de trocas solidárias? Pois a Granja acaba de inaugurar sua Feira de Trocas, a AUescambAU!
A feira "teste" aconteceu na manhã de um domingo ensolarado. E o clima da feira era de muita animação. E o melhor de tudo: o sistema desenvolvido foi aprovado e a feira vai começar para valer.
Sonho de granjeira
A feira de trocas era um sonho da granjeira Isabela Menezes que foi quem trouxe o Transition Towns para a Granja Viana, o TGV, um movimento internacional de sustentabilidade. Desde o ano passado, ela começou a trocar idéias com outros participantes do TGV e, logo de início, Thereza Franco, do Site da Granja, e a designer Dani Terracini abraçaram a causa. Muitas mensagens, telefonemas e reuniões depois, saíram o nome, a logomarca (criada por Dani) e o guia da feira, com seus objetivos e normas, além da escolha do local: o teatro da ASSA, bem no coração da Granja Viana.
Experiências dos participantes
"Saí de lá no céu!", exclamou Thereza, uma das organizadoras da AUescambAU. E continuou, "Na cabeça, tínhamos muitos objetivos. Pois uma feira de trocas é uma alternativa para não gerar consumo, nem produção, nem poluição. Mas saí de lá no céu porque o espírito da feira foi além da troca e das nossas expectativas. Durante a feira, experimentamos a alegria e a energia que a troca traz!"
"Sustentabilidade é durabilidade." Isabela gosta de citar esta frase que muito a inspira. E também adora a máxima: "Troque seu sapato "velho" por uma bolsa "nova"! Numa feira de trocas, o que é velho para você é novo para alguém que não tinha aquele item. E aquelas coisas todas que estão paradas, guardadas ou atravancando os móveis ou ambientes da casa vão circular e ser utilizadas por outras pessoas. "Muitas vezes, uma pessoa vai ao shopping, se enche de compras, volta com as sacolas repletas de compras, mas será que ela não se sente vazia?" Esta é uma reflexão de Isabela que acha que em uma feira de trocas solidárias, como a AUescambAU, você sai de lá cheio de alegria porque, para ela, a troca traz felicidade. E disse isso toda orgulhosa, mostrando o lenço que estava usando, recém adquirido na feira.
Dani também ficou muito entusiasmada com a feira. Já está separando seus itens para a próxima. E disse que foi uma experiência tão contagiante, que seu marido também pretende participar da próxima edição. Outro participante da feira, Frank Siciliano, trouxe livros da filha para trocar, com a seguinte recomendação dela: se ele não os trocasse, poderia doá-los! De fato, os itens que não são trocados na feira podem ser doados para a ASSA que os vende em seu brechó beneficente.
Trocar se aprende trocando
Você se animou para participar da AUescambAU? A comunidade – e o Planeta – agradecem! É muito simples. A comissão da AUescambAU desenvolveu um guia para participar da feira. É importante levar uma canga ou pano para expor seus produtos, saberes e serviços na feira. Você vai poder fazer suas trocas de maneira direta ou indireta. Você também vai conhecer a moeda oficial da feira: o granjeiro! Ah! Para participar da feira, seu ingresso é um frasco de óleo de milho que será doado para a ASSA que sede o espaço para a feira mensal.
"A gente não veio pronta para a feira, mas veio aberta!", disse Thereza que saiu da feira com um livro do Saramago, um pijama de seda e flanela, um estojo de ferramentas, novos amigos, um sorriso largo no rosto e uma imensa alegria no coração.