10/06/2011
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira(9), a ordem de serviço para início da instalação do parque linear situado na confluência do Ribeirão das Pedras e do córrego Arakan, afluentes do Rio Cotia.
As obras fazem parte do Plano de Manejo das Águas, Saneamento e Parques Lineares do município de Cotia.
O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Sabesp, investirá R$ 30 milhões, beneficiando, aproximadamente 1 milhão de pessoas nos municípios de Cotia, Itapevi, Jandira, Barueri e Carapicuíba. O secretário de Saneamento de Recursos Hídricos, Edson Giriboni e a presidente da Sabesp, Dilma Pena, também estiveram presentes no evento.
"Cotia tratava pouco esgoto e agora vai a mais de 90% do esgoto coletado e tratado, despoluindo a Bacia do Rio Cotia e seus afluentes. Um grande avanço no saneamento básico numa cidade sustentável", afirmou Alckmin.
As obras que serão executadas pela Prefeitura de Cotia incluem instalação de 14 quilômetros de parques lineares ao longo do Rio Cotia e seus afluentes, macro e microdrenagem, com a utilização de canais (aduelas) e aproveitamento de lagoas de retenção naturais para aumento de vazão do rio, desassoreamento, construção de galerias e o plantio de 60 mil mudas.
Essas ações estão inseridas no contexto da recuperação ambiental da bacia do Rio Cotia, no qual se destaca um conjunto de intervenções para expansão da coleta e tratamento de esgotos no município executadas pela Sabesp. Serão investidos em Cotia R$ 153,7 milhões pela empresa até 2018.
Duplicação da Raposo Tavares entre SP e Cotia
Durante o evento, Alckmin também anunciou que o governo estuda duplicar a rodovia Raposo Tavares em aproximadamente 24 quilômetros, no trecho entre São Paulo e Cotia. O trecho registra altos índices de congestionamento.
“Em 90 dias, nós vamos concluir os estudos sobre a Raposo Tavares e as obras que serão necessárias para diminuir esse gargalo que é a entrada de São Paulo”, afirmou o governador.
Ele está apenas aguardando o parecer da Secretaria de Logística e Transportes e da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
Fau Barbosa com Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
Foto: Cris Castello Branco