08/08/2011
Domingão de sol, céu azul, e lá fui eu prestigiar a Feira Atacadista das Mulheres de Caucaia, no centro de Cotia. Fiz umas fotos, conversei com amigos, e peguei a Raposo de volta, pois ia ainda prestigiar a Ecofeira na Granja Viana.
Mas ao passar na frente do Sacolão de Cotia, meu marido notou uma cortina de fumaça muito forte no horizonte, atrás da Procotia. Saímos da Raposo e claro, fomos atrás de saber o que estavam queimando. Para minha surpresa, era a mata atrás do Sítio Paraíso, na Rua Bandeirantes, no Parque Primavera.
Logo avistamos o carro do Secretário de Meio Ambiente, Rubinho Gurgel, que também havia acabado de chegar e já havia acionado os bombeiros. Poucos minutos depois, chegou um carro auto bomba do Corpo de Bombeiros e a viatura da Polícia Ambiental.
Segundo os moradores da rua, "alguém" colocou fogo no capim seco, e ele rapidamente se espalhou. Só que o acesso do carro auto bomba à área da queimada era impossível. Mesmo assim, era preciso fazer alguma coisa antes que o fogo atingisse outras proporções ou a comunidade vizinha.
Foi aí que os bombeiros, Sargento Jean, Soldado Aurélio, Soldado Antunes e Soldado Érico, da Equipe de prontidão Amarela (cada equipe de prontidão dos Bombeiros tem o nome de uma das cores da bandeira brasileira), entraram na mata "na raça", prá tentar conter o fogo.
Parecia um trabalho de formiguinha, mas os nossos heróis deram conta do recado e apagaram o fogo "na mão", com o apoio do 2º Sargento Carnelós e do Soldado Trindade da Polícia Ambiental.
Demos a volta no bairro, na viatura da Polícia Ambiental, e conseguimos chegar ao Sítio Paraíso, onde havia uma enorme cortina de fumaça. O fogo foi totalmente contido e quando o carro auto bomba chegou, só restava o rescaldo.
Fica aqui o alerta para que as pessoas não ateiem fogo nas áreas de mata, nem por brincadeira. A época de seca ajuda a propagar os incêndios, que podem ter consequências trágicas.
Parabéns aos rapazes que mais uma vez arriscaram a vida, para salvar a natureza que o homem insiste em destruir.
Queimada é Crime! Denuncie!
Fau Barbosa