TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

30/03/2010

Flagrante ambiental atrás do McDonalds


Olá vizinhos da Granja que está pedindo socorro! Minha coluna dessa semana vai parodiar a brincadeira de criança: "Paca, Tatu, Cotia não"!

A verdade é essa: "Cotia, não"!

Cotia não tem fiscalização ambiental! Cotia não está dando valor para nossas áreas verdes. Cotia não pode deixar essa situação continuar! Socorro prefeito Carlão!


OS ACONTECIMENTOS

Recebi a denúncia da morte de uma capivara atropelada no km 24, na redação do meu site (Portal Viva) e fui lá averiguar. A coitada, estava prenha.
Capivara morta atrás do Mac Donalds
Secretário observa capivara que estava prenha
Conversei com o segurança da loja do Mc Donalds (a capivara foi morta na rua de trás), e ele me disse que depois que começou a obra no terreno ali atrás, muitos animais tem invadido a loja. "São saruês, saguis e até mesmo filhotes de capivara", contou ele. Liguei então para o secretário de meio ambiente de Cotia, que foi me encontrar lá. E fomos atrás de descobrir de onde a capivara poderia ter vindo, afinal é um animal de várzea. Ela veio ali de trás, onde passa o córrego Poscium.

Pois é...precisou morrer uma capivara em plena área urbanizada da Granja Viana para que, além de tudo, descobríssemos mais uma irregularidade.

A surpresa veio no final da rua, que é sem saída. O corpo d´água que passa ali, está sofrendo um aterramento pela obra que está sendo feita. Questionei o secretário, que me disse que ali estava claro um crime ambiental. Mas que ele não tinha poder para agir. Como não???!!!
Aterramento na beira de corpo
d´água
Obra atrás do Mac Donalds ao lado do rio
Segundo ele, os proprietários da obra podem estar autorizados. "Toda vez que recebemos denúncias, vamos lá checar, e a primeira coisa que nos mostram são autorizações", diz ele. Ora, ora, mas quem é que dá autorização pra aterrar leito de rio? "Não to entendendooooooo".


Ainda temos um pedaçinho de paraíso...

Aproveitando que já estávamos ali, seguimos por uma trilha e pudemos documentar um lago limpo (sim, gente, atrás do RT23), paralelo ao rio e isolado dele, onde a capivara devia tomar banho... e onde, segundo o secretário, deve haver várias minas d´água e outras nascentes, inclusive em áreas selvagens ainda, na margem direita da Rua José Félix.

Caminhando na mata, encontramos ainda o ponto de canalização do córrego Poscium, que passa no centrinho da Granja e constatamos também um monte de entulho jogado atrás de um enorme muro, beirando o rio.
Ponto de canalização do Córrego Poscium
Córrego passa atrás da José Félix
Lago limpo encontrado ao lado do rio
Entulho jogado na beira do rio
Depois as pessoas não sabem por que acontecem as enchentes. Imaginem numa chuva forte, se tudo isso não vai cair no rio e ajudar a assoreá-lo. E ai? O centrinho fica novamente debaixo d´água!

Enviei a minha matéria para o Secretário de Meio Ambiente do Estado - Xico Graziano. Ele me respondeu no twitter que leu e que "ela configura crime ambiental pelo aterramento de corpo dágua". "Vou mandar a polícia ambiental averiguar", avisou.

Agora cá entre nós, quantos animais precisarão morrer e quantas enchentes mais teremos que presenciar, para que as autoridades acordem e dêem um basta nos abusos?

Em semana do Dia da Água e da Hora do Planeta, não basta apagar a luz por uma hora! Está na hora do bicho homem acordar! Antes que seja tarde!

A capivara que morreu era uma refugiada no que restou da Granja Viana. Assim como nós!

Será que sobreviveremos à esse descaso?


Fau Barbosa
Fotos: Fau Barbosa
De Olho na Granja e na natureza que estão destruindo aos poucos, "bem debaixo do nosso nariz".


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR