Olá vizinhos da Granja que está pedindo socorro! Minha coluna dessa semana vai parodiar a brincadeira de criança: "Paca, Tatu, Cotia não"!
A verdade é essa: "Cotia, não"!
Cotia não tem fiscalização ambiental! Cotia não está dando valor para nossas áreas verdes. Cotia não pode deixar essa situação continuar! Socorro prefeito Carlão!
OS ACONTECIMENTOS
Recebi a denúncia da morte de uma capivara atropelada no km 24, na redação do meu site (Portal Viva) e fui lá averiguar. A coitada, estava prenha.
Capivara morta atrás do Mac Donalds | Secretário observa capivara que estava prenha |
Conversei com o segurança da loja do Mc Donalds (a capivara foi morta na rua de trás), e ele me disse que depois que começou a obra no terreno ali atrás, muitos animais tem invadido a loja. "São saruês, saguis e até mesmo filhotes de capivara", contou ele. Liguei então para o secretário de meio ambiente de Cotia, que foi me encontrar lá. E fomos atrás de descobrir de onde a capivara poderia ter vindo, afinal é um animal de várzea. Ela veio ali de trás, onde passa o córrego Poscium.
Pois é...precisou morrer uma capivara em plena área urbanizada da Granja Viana para que, além de tudo, descobríssemos mais uma irregularidade.
A surpresa veio no final da rua, que é sem saída. O corpo d´água que passa ali, está sofrendo um aterramento pela obra que está sendo feita. Questionei o secretário, que me disse que ali estava claro um crime ambiental. Mas que ele não tinha poder para agir. Como não???!!!
Aterramento na beira de corpo d´água | Obra atrás do Mac Donalds ao lado do rio |
Segundo ele, os proprietários da obra podem estar autorizados. "Toda vez que recebemos denúncias, vamos lá checar, e a primeira coisa que nos mostram são autorizações", diz ele. Ora, ora, mas quem é que dá autorização pra aterrar leito de rio? "Não to entendendooooooo".
Ainda temos um pedaçinho de paraíso...Aproveitando que já estávamos ali, seguimos por uma trilha e pudemos documentar um lago limpo (sim, gente, atrás do RT23), paralelo ao rio e isolado dele, onde a capivara devia tomar banho... e onde, segundo o secretário, deve haver várias minas d´água e outras nascentes, inclusive em áreas selvagens ainda, na margem direita da Rua José Félix.
Caminhando na mata, encontramos ainda o ponto de canalização do córrego Poscium, que passa no centrinho da Granja e constatamos também um monte de entulho jogado atrás de um enorme muro, beirando o rio.
Ponto de canalização do Córrego Poscium | Córrego passa atrás da José Félix |
Lago limpo encontrado ao lado do rio | Entulho jogado na beira do rio |
Depois as pessoas não sabem por que acontecem as enchentes. Imaginem numa chuva forte, se tudo isso não vai cair no rio e ajudar a assoreá-lo. E ai? O centrinho fica novamente debaixo d´água!
Enviei a minha matéria para o Secretário de Meio Ambiente do Estado - Xico Graziano. Ele me respondeu no twitter que leu e que "ela configura crime ambiental pelo aterramento de corpo dágua". "Vou mandar a polícia ambiental averiguar", avisou.
Agora cá entre nós, quantos animais precisarão morrer e quantas enchentes mais teremos que presenciar, para que as autoridades acordem e dêem um basta nos abusos?
Em semana do Dia da Água e da Hora do Planeta, não basta apagar a luz por uma hora! Está na hora do bicho homem acordar! Antes que seja tarde!
A capivara que morreu era uma refugiada no que restou da Granja Viana. Assim como nós!
Será que sobreviveremos à esse descaso?
Fau Barbosa
Fotos: Fau Barbosa
De Olho na Granja e na natureza que estão destruindo aos poucos, "bem debaixo do nosso nariz".