TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

09/04/2009

Enxergando o mundo sem óculos: como funciona a cirurgia a LASER


O Laser é uma forma de luz descoberta nos anos 60 e tem sido utilizado em diversas áreas da medicina. O Laser utilizado em oftalmologia é denominado EXCIMER, que consiste em um composto obtido a partir dos gases argônio e fluoreto. Um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e, com o controle por computador pode retirar camadas de tecidos com precisão microscópica. Essa precisão permite até esculpir um fio de cabelo mantendo intactas as áreas adjacentes. Na miopia o Laser é aplicado na área central retirando tecido para que haja o aplanamento desejado. Na hipermetropia, realiza-se retirada de tecido na periferia da córnea, aumentando sua curvatura central. No astigmatismo, o tratamento é realizado em áreas selecionadas da córnea, aplanando ou encurvando a região central.

TÉCNICAS ATUALMENTE DISPONÍVEIS

No PRK, o Laser é aplicado diretamente na superfície da córnea após a remoção da camada mais superficial chamada epitélio. A correção do grau é proporcional à quantidade de tecido removido. A recuperação da visão se dá em aproximadamente 7 a 15 dias, pois necessita que o epitélio cicatrize novamente.

No LASIK, o Laser é aplicado após o levantamento de uma camada da córnea (lamela ou flap) obtida através de um aparelho chamado microcerátomo. Uma lâmina pré-calibrada forma esse flap e o Laser é aplicado no leito restante. Após a aplicação, o flap é reposicionado. A visão é recuperada de forma praticamente imediata; é indolor e não há alterações de cicatrização.

O PRK normalmente é indicado para córneas mais finas ou assimétricas, enquanto a maioria dos pacientes com córneas normais se submetem ao LASIK, que permite uma recuperação mais rápida e confortável. Independente da técnica utilizada (PRK ou LASIK), o resultado final após 1 a 3 meses é o mesmo.

Atualmente, as cirurgias podem ser realizadas de forma personalizada, a cirurgia refrativa customizada. As medidas individuais de cada córnea, tão específicas como as impressões digitais, são inseridas no computador do Laser. A aplicação do Laser é realizada de forma individualizada para a correção do grau desejado. Como resultado, esta técnica oferece resultados mais precisos e melhor qualidade de visão, principalmente em situações de pouca luz.

Qual o limite de correção da cirurgia a LASER?

No PRK, geralmente indicamos até 4 graus, podendo ser utilizado para graus maiores ao ser associado com utilização de uma substância chamada mitomicina. Para o LASIK, esse limite é de 10 graus para miopia e 6 graus para hipermetropia e astigmatismo. Em ambos os casos, a curvatura e espessura da córnea são importantes fatores para determinação da viabilidade e resultado cirúrgico.

Determinação precisa do grau, medição das curvaturas e espessura da córnea e mapeamento da retina são exames essenciais para avaliação da possibilidade de se realizar a cirurgia. Pré-operatório bem realizado resulta em um bom resultado cirúrgico, ou seja, liberdade visual para enxergar o mundo da melhor forma, sem óculos ou lente de contato.

Francisco Seixas Soares
Graduado pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Pós-graduação, nível Doutorado em Cirurgia de Catarata pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia / CBO – Associação Médica Brasileira/AMB.
Médico Oftalmologista e diretor da Gran Clinic.


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR