11/07/2008
Você tem a impressão de que está mais difícil ter uma boa conversa ultimamente? As pessoas estão mais ensimesmadas, ouvindo pouco quando você tem algo a dizer? Volta e meia a conversação cai naquele fatídico hã-hã? Está sentindo falta daquela troca de idéias que "ilumina", que libera, que mostra caminhos?
Esta coluna trará situações e conversações que foram, de alguma maneira, importantes e cheias de significado para este colunista e para aqueles que quiserem colaborar enviando seus relatos... em uma palavra, esta coluna será sobre o diálogo, e sobre diálogos que são significativos para a vida das pessoas.
O que é diálogo? Há quatro formas diferentes de conversação, e o diálogo é uma delas:
- o debate - aquele da televisão, o debate político, é um bom exemplo. As partes procuram derrotar seus adversários, mostrando que suas falhas são inadmissíveis, prevalecendo assim sobre eles;
- a discussão - quando queremos tomar uma decisão, examinar qual é o melhor caminho, escolher uma linha de conduta. A palavra discussão está associada a bate-boca, briga verbal, mas seu significado original não é esse; a palavra tem a mesma raiz que percussão, concussão, ou seja, bater, quebrar, seccionar. Dividir uma questão em partes para poder examiná-la melhor.
- o diálogo - quando trocamos idéias com o propósito de ampliar o campo mental, a abertura e o conhecimento que temos de um certo aspecto da vida, ou de alguém. Logos quer dizer sentido, palavra, significado; e dia quer dizer "através de", como em diâmetro, a linha que passa através do centro de um círculo. A situação de diálogo é aquela em que as pessoas se abrem para conhecer alguma coisa mais a fundo, deter-se sobre uma questão para vê-la melhor, compartilhar o significado que as coisas têm para elas com um grupo...
- a deliberação - a conversação voltada para decidir alguma coisa. "A assembléia deliberou que a partir de hoje fica aberta a escola todos os dias a partir das sete horas da manhã".
Como você vê, o diálogo é intercâmbio e ampliação, não obrigatoriamente concordância, e muito menos um processo de decisão! Antigas culturas, como a Grécia, fizeram do diálogo a base da democracia - as pessoas se reuniam na Ágora, o espaço público, para conversar sobre as questões importantes da comunidade. Mas às vezes o lugar melhor para ter um diálogo é junto dos amigos queridos - mesmo que a gente pense totalmente diferente!