TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

03/06/2009

Dia do meio ambiente: corte o plástico!


Em plena Semana do Meio Ambiente, estamos sendo brindados com muitas iniciativas em prol do Planeta.

Minha última matéria – Faça algo drástico, corte o plástico! – trouxe um retorno significativo. Recebi comentários no site e fui abordada por muitas pessoas a respeito desta mudança de atitude que é utilizar sacolas retornáveis ou reutilizáveis.

Tanto que decidi continuar com o tema - tema sacola retornável x sacolas plásticas - temas esses que nos remetem a inúmeros questionamentos sobre o lixo: o que fazer, então, com o lixo do banheiro? E o lixo da pia, como fica? Qual é o trajeto do lixo que é recolhido pelo caminhão?

Estas perguntas geram reflexão e, também, polêmica. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre elas!

No momento, o que mais chama a atenção é a gratuidade das sacolas plásticas, seja nos supermercados, seja na farmácia, na padaria, e no comércio em geral. Não só com a gratuidade em si, mas com uma certa leviandade com que são utilizadas. Há tantas coisas que podem ir direto para a bolsa, sem esta intermediária que pode ser tão nociva ao planeta!

Pois é aquela sacola inocente, carregando um lanche, por exemplo, que pode ser deixada ao relento. Esta sim... tem um destino muito provável: bueiros, encanamentos e vir a desembocar nos oceanos.

Há uma rua que freqüento em São Paulo onde encontro, todas as vezes que vou, sacolas plásticas na calçada ou na sarjeta. Elas vêm me causando tanto incômodo e perturbação que foram foco de vários poemas que escrevi, e que muito me inspiraram para a continuação desta matéria:

saco ao vento
ao relento
rumo ao mar

sacola ao vento
lamento
a caminho do mar


Além dos micropoemas (haikais) que as sacolas literalmente descartadas geraram, passei a recolher aquelas sacolas que aparecem no meu caminho... e imaginei que, daqui para frente, não se trata de apenas utilizar sacolas retornáveis. Aquelas que encontrarmos no meio do caminho... que tal também recolhê-las?

Eis um interessante texto de Daniel Burd, gentilmente cedido para esta matéria. Daniel já foi entrevistado para esta coluna e lançou seu projeto Cidadão Sustentável, para quem está preocupado com o aquecimento global e não quer ficar de braços cruzados: "As sacolas de plástico são muito práticas. Por serem leves, resistentes e baratas, hoje em dia são utilizadas praticamente em todo o comércio. Quando vamos à padaria recebemos algumas acondicionando o pão, o leite e os frios. Quando vamos à vídeo locadora recebemos uma com nossos filmes prediletos. Sem falar é claro do supermercado onde ganhamos uma montanha delas. No Brasil a média é de 83 sacos por mês por brasileiro. Uma verdadeira montanha plástica! O principal problema das sacolas plásticas é seu descarte. Por serem muito leves elas não interessam aos catadores de papel que precisariam reunir 250 sacos para formar um quilo de plástico. Assim os sacos, que são muito resistentes, acabam passeando um bocado, muitas vezes indo parar nos mares onde são engolidos por tartarugas e baleias que acabam morrendo. Os sacos de papel, apesar de se decomporem mais rapidamente, também são nocivos ao meio ambiente pois para sua fabricação usa-se muita energia e libera-se produtos tóxicos. O ideal mesmo é usar sacolas de pano, que já ganharam até um nome bacana, as "ecobags". Assim, quando você vai às compras, leve sua sacola e a utilize várias vezes. Procuro ter no meu carro, além das sacolas de pano, uma caixa de plástico dobrável, parece um cesto com alça. E quando vou às compras, levo-a comigo. Cada saco que conseguimos economizar é uma grande contribuição para nosso mundo. Adote uma Ação Sustentável e você estará contribuindo para que nossos filhos vivam em um mundo saudável."

Muitas opções de sacolas na Granja

Aqui na Granja, há vários lugares onde você pode adquirir sacolas retornáveis.

No Pão de Açúcar você encontra vários tipos, inclusive, uma sacola "encaixável" no seu carrinho: muito prática de utilizar! Também no Pão de Açúcar, uma iniciativa excelente: o Caixa Verde. Ficam logo na saída do caixa e lá você já pode descartar todas as embalagens que não precisa levar para a casa.

O Wal-Mart, o Marché e o Assai têm suas sacolas retornáveis à venda. No Extra, Assai e no Atacadão você encontra caixas de papelão (usadas) à disposição para não precisar utilizar as descartáveis. E, no Atacadão e no Assai, as sacolinhas plásticas são vendidas. No caso do Assai, você paga R$ 0,12 por cada uma, e contribui com a Casa Hope.

A Laranja Rosa, produtos naturais, vende sacolas lindas e resistentes com as cores da loja. E, na Tangerina, há sacolas bem diferenciadas para você variar no dia-a-dia. As duas lojas estão localizadas no centrinho da Granja.

E atenção! A Prefeitura de Cotia, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, fará uma troca de sacolas plásticas por ecológicas com o objetivo de levar o consumidor a refletir sobre sua prática de consumo responsável e sobre o descarte de embalagens. A troca acontece no dia 6 de junho, durante todo o dia, nos seguintes postos: Wal-Mart da Granja Viana, Supermercado Pedroso, no Parque Bahia e Supermercado Aquineuz, em Caucaia do Alto.

E fica registrada minha proposta: que tal a partir da semana que vem sairmos todos por aí, com as nossas sacolas de compras ecológicas a tiracolo?

fotos: Ligia Vargas


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR