TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

21/09/2009

Desmatamento Autorizado


Pergunta: Muito estranha a autorização de desmatamento no loteamento recém lançado (Alphaville) na Av. São Camilo, na Granja Viana.

Árvores com no mínimo 40/45 anos foram derrubadas, em pleno feriado de 07 se setembro, em uma área aproximada de 50/60 mil metros quadrados.

Logo após o corte das árvores nativas, passaram o trator, criando uma clareira de desmatamento.

O empreendimento imobiliário não justifica tamanha agressão a flora e fauna existente.

Deixo aqui registrado a minha total indignação por mais este crime ambiental “autorizado”!
Assinado: Paulo Morita


Resposta: Em resposta à reclamação do Sr. Paulo Morita endereçada à Prefeitura de Cotia sobre o desmatamento na Avenida São Camilo na área que abrigará o empreendimento Alhaville Urbanismo, cabe-nos informar que desde que assumimos a gestão ambiental do Município temos envidado esforços para que seja, no mínimo, respeitada e cumprida a legislação ambiental. Entretanto, há que se esclarecer que muito do que temos encontrado não corresponde àquilo que entendemos como correto, legal e, antes disso, como justo. Várias são as situações irregulares, ilegais, imorais, antiéticas e muitas são tidas como tais, mesmo não o sendo. Cada uma delas requer uma análise adequada, um tratamento específico e uma solução que atenda aos interesses da maioria da população, respeitadas as necessidades e carências do Município. Muitas ações não podem ser executadas pelo poder executivo sem que sejam aprovadas pelo legislativo, através da Câmara de Vereadores. Muitas ações municipais não podem ser realizadas sem a aprovação do Governo do Estado e algumas ações do Governo do Estado podem ser questionadas pelo Governo do Município. Não é este o caso. Como gestora ambiental, gostaríamos de termos sido chamados a opiniar quando da aprovação (pelo Governo do Estado) do desmatamento realizado na região. Desde que assumimos esta Secretaria apuramos, vistoriamos, realizamos diligências, pessoal e discretamente, para que tenhamos a dimensão exata das situações e possamos elaborar pareceres técnicos fiéis e objetivos. Respondemos, também pessoalmente, a cada uma das solicitaçõs da população e intimações que recebemos do Ministério Público e agimos sempre, como pode ser comprovado em várias ações já realizadas no Município. O sentimento de impunidade, ilegalidade e injustiça aos quais a coletividade é constantemente submetida não tem lugar em uma administração séria, responsável e comprometida com as questões socioambientais como esta a que nos dispusemos e vamos realizar. Mesmo nos casos em que sejam atendidas as legislações pertinente não podemos ser responsabilizados por ações, autorizações e anuências que partiram de outras instâncias governamentais. É este o caso.


Cordialmente,



Tania Ferreira

Secretária Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade



Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR