24/09/2008
Por que é interessante? Porquê o político está a serviço da população, é o representante do cidadão na esfera pública. É uma falácia dizer que “eu me interesso por política”, isso não existe, pois como estamos todos dentro da esfera pública, o interesse por política é o interesse em sí próprio.
Somos seres que estamos incluídos num ambiente social, e sem a sociedade não existimos, não há individuo, não há mente, não há consciência, não há nada. Dizer que se interessa por política é dizer que se interessa pelos interesses, uma falácia metalinguística.
Agora, dizer que não se interessa por política não é uma falácia, mas sim uma burrice, uma estupidez, um indício de analfabetismo social. A política tem de ser de interesse de todos, senão se torna o instrumento de um pequeno grupo, distorcendo um conceito que a democracia propõe.
Viver na inércia política – exercer os seus direitos apenas de 4 em 4 anos – é a demonstração de uma sociedade sedentária, que não consegue pensar politicamente e não consegue conceber o seu exato papel como cidadão.
Não venho aqui falar como alguém que quer ensinar a população como votar (aliás, não acredito em “tal pessoa não sabe votar” - cada um vota de acordo com sua lógica), mas venho aqui mostrar que gosto sim de política.