TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

03/07/2009

Como a dor pode afetar o equilíbrio postural


O corpo humano é uma unidade funcional dinâmica em permanente busca do equilíbrio

Manter-se em equilíbrio é resultado de uma das supremacias do desenvolvimento do homem: ficar em pé mantendo a horizontalidade do olhar. Podemos observar claramente no bebê a alegria dessa conquista ao equilibrar-se para dar os seus primeiros passos ao encontro de um abraço amoroso.

Atualmente, em virtude de uma vida moderna mais sedentária (passando horas em frente ao computador, por exemplo) acabamos por contrariar a dinâmica natural do corpo que é estar em movimento, seja para movimentar-se literalmente ou coordenar pequenos gestos.

Enquanto estamos sentados, durante horas, concentrados no nosso trabalho, mas sem a devida consciência corporal, podemos estar em posturas incorretas, que cedo ou tarde provocarão dor. Essa dor pode também ser reflexo de tensões emocionais ou disfunções orgânicas, mas quem sempre sofre são os músculos.

Para que o organismo possa defender-se dessas dores, os músculos criam compensações encurtando-se e conseqüentemente, levando ao desalinhamento do eixo corporal do centro de gravidade, sobrecarregando a coluna vertebral.

Na região lombar, parecem repercutir mais dores, levando o paciente a apresentar um quadro clínico importante e, às vezes, até incapacitante.

A coluna lombar e o quadril são responsáveis pela mobilidade do tronco, por isso ela deve ser estável e muito móvel. A coluna permite essas duas funções contraditórias porque os movimentos globais resultam da soma de movimentos entre duas vértebras adjacentes e o comprimento da coluna que varia pouco durante esse movimento.

A conhecida hérnia de disco pode ocorrer de forma aguda, determinada por fator mecânico, como por exemplo, através de esforço quando levantamos um peso sem usarmos a musculatura correta. Nesse caso, há abertura do espaço posterior da vértebra durante o esforço, provocando um deslocamento do disco e a dor é imediata.

As hérnias discais também podem ocorrer de forma crônica, pelo envelhecimento, devido a uma atividade que provoque aumento de pressão intervertebral, como é o caso de atletas.

Um exemplo é o caso do jovem executivo diretor de marketing E.S., diagnosticado com hérnia discal entre as vértebras lombares 4 e 5, conforme depoimento a seguir:

“Eu tive fortes dores nas costas, fui ao médico e tive o diagnostico: hérnia de disco. Comecei o tratamento com outro tipo de terapia mas invariavelmente a dor voltava. Foi então que me recomendaram RPG e definitivamente minha vida mudou. Hoje não tenho mais dores e, além disso, ganhei consciência corporal.”

É importante salientar que o quanto antes for realizado a avaliação médica e for iniciado o tratamento fisioterápico, menos compensações terão de ser tratadas.

A R.P.G. original Souchard (Reeducação Postural Global) uma das especializações da fisioterapia é uma ferramenta eficaz no tratamento de problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios, pré e pós-parto e esportivos.

Esse método une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas dos sintomas) e globalidade (trata o doente e não a doença).

Respeitando e trabalhando na causa da dor, alongando os músculos encurtados que estão dispostos em cadeias musculares, bem como a conscientização deles nos gestos, promovendo flexibilidade associada a uma respiração específica e profunda estamos ajudando o corpo a se equilibrar neste ritmo dinâmico da vida.


Rosana Tiëka Brancuccí
Fisioterapeuta
Crefito 22198 Gran Clinic
RPG Souchard
Crânio Sacral
Cinesiologia – C. Jung – Sedes Sapientiae


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR