Varal com texto Voltar
Colírio e Maquiagem Colírio é medicamento e precisa de prescrição médica, garante oftalmologistaEm suas nécessaires de maquiagem, muitas mulheres passaram a acrescentar também como item básico, os colírios
13/08/2009
Colírio é medicamento e precisa de prescrição médica, garante oftalmologista
Em suas nécessaires de maquiagem, muitas mulheres passaram a acrescentar também como item básico, os colírios. Afinal, o uso deste medicamento clareia a parte branca do olho e resulta em uma maquiagem mais bonita e viçosa. Porém, a oftalmologista Juliana Freire recomenda às vaidosas de plantão que criar este hábito não é uma boa opção.
Acostumadas a usar o colírio antes e depois da remoção da maquiagem, com o intuito de fechar os vasos sanguíneos que estavam dilatados, causando vermelhidão, as mulheres acabam prejudicando o ritmo natural do corpo. O organismo tem como função fabricar a lágrima, o colírio natural mais indicado para clarear e limpar a região dos olhos. “Os colírios possuem em sua fabricação princípios ativos variados, como corticóides, antibióticos e vasoconstritores o que pode agravar e ainda resultar em doenças precoces, como o glaucoma e a catarata - as mais comuns para pessoas que fazem uso excessivo de colírios” – reforça a oftalmologista.
O uso de colírios é indicado para pessoas que usam lentes de contato e também para aquelas que adquiriram conjuntivite, inflamações, entre outros. E assim como qualquer medicamento não pode ser usado sem o acompanhamento médico e a prescrição de um profissional capacitado.
Desta forma, a Dra. Juliana reforça que é fundamental visitar o oftalmologista com freqüência e acompanhar os problemas que causam a vermelhidão nos olhos e não apenas pingar um colírio que vai mascarar os reais motivos para este desconforto. “Mas, se o uso for apenas estético existem colírios específicos para isso, e mesmo estes, precisam de acompanhamento médico” – conclui Juliana.