TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

10/12/2009

Clima de incerteza em Copenhague


A Cop-15, Convenção do Clima da ONU, que iniciou segunda-feira, dia 7, na cidade de Copenhague, na Dinamarca, continua mantendo o clima de incerteza que reinou no período que a antecedeu.

Os países estão divididos em blocos e, como bem retratou o jornal O Estado de S. Paulo, o impasse atual parece um jogo de xadrez.

Este “jogo” envolve 192 países que pretendem estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera em um patamar que evite o desequilíbrio do clima do Planeta.

E, para piorar o andamento do jogo, que mal começou, um documento produzido pela Dinamarca e apoiado pelos EUA e Reino Unido veio a público e abalou todos os participantes da conferência, por um posicionamento que privilegia os países mais ricos – e grandes emissores - históricos e da atualidade.


Os participantes da COP-15

A China é o maior emissor de CO2 do mundo, com a cifra de 6,2 bi t/ano. Anunciou a meta de cortar entre 40% e 45% o aumento previsto em seu consumo de energia.

Os EUA estão em segundo lugar no ranking de quem mais emite CO2 no mundo, com a cifra de 6 bi t/ano. A gestão Obama está mais disposta a negociar em Copenhague e o fato de Obama ter anunciado sua presença no final da COP-15 simboliza uma intenção de fechar um acordo positivo para o planeta.

A União Européia emite 3,79 bi t/ano. Tem liderado as discussões sobre o clima, mas está dividida. Embora tenha anunciado meta de 20% a 30% de redução das emissões, não está querendo financiar os países mais pobres, devido à crise sofrida neste último ano.

O Brasil, com suas emissões na casa dos 2,2 bi t/ano, é a favor do acordo, está disposto a ter metas voluntárias e anunciou metas expressivas de cortes de 36% a 39% em relação ao projetado para 2020. Tem como agravante o fato de ter aumentado suas emissões em 62% nos últimos 15 anos. Levou uma comitiva de 700 integrantes para a conferência. Será que essas emissões foram calculadas?

A Índia, com emissões de 1,23 bi t/ano, não aceita metas para países em desenvolvimento e cobra metas apenas dos países ricos. Suas emissões absolutas são altas, mas sua emissão per capita é baixa. É um dos países mais resistentes nas negociações.


Os Grupos e subgrupos

Vale a pena ficar atento aos grupos e subgrupos que se formaram na COP-15, como é o caso do G77, do qual fazem parte o Brasil, a China, os exportadores de petróleo e os países pobres.

Há o grupo africano aliado aos países menos desenvolvidos, considerado o de menores emissores do mundo, mas muito afetados pelas mudanças climáticas. São radicais e responsabilizam e exigem posicionamento dos países ricos.

A Aliança de Pequenos Estados Insulares, com as ilhas Tuvalu, Marshall e Maldivas, querem ações imediatas, pois podem ser os primeiros a desaparecer. Não estão dispostos a aceitar meios-termos.

O Grupo Guarda-Chuva, composto por Austrália, Canadá, Japão e Noruega, dentre outros, são grandes emissores e têm posições díspares: a Noruega anunciou a expressiva meta de redução de 40% até 2020; o Japão, de 25%, mas a Austrália e o Canadá anunciaram, antes do início da COP-15, a tímida cifra de redução de 5% a 6% até 2020.

O que está em pauta hoje em Copenhague espelha posições e ações de todos dos países e governantes participantes da Conferência do Clima. E, se o clima ainda é de incerteza, uma coisa é certa: salvar o Planeta depende de todos nós.

Participe da Vígilia pelo Clima na Vila da Mata

Sílvia Belton, uma das sócias da Vila da Mata (Ulabiná, Ser-Afim e João do Grão), convida para a Vigília pelo Clima: O Mundo Quer um Acordo Pra Valer. Vígilia - dia 12/12 - Sábado às 17h30.

Vila da Mata - local ulaBiná - Rua São Camilo, 288.

www.granjaviana.com.br/viladamata
Participe!

você pode ver também, detalhes do evento.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR