13/03/2009
Olá amigos da Granja e de Cotia!
Foi com muito entusiasmo que participei, nessa quarta feira da cerimônia de lançamento da Cartilha "Caminhos do Rio Cotia".
Essa cartilha é resultado do trabalho desenvolvido no " 1º Workshop Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Rio Cotia", realizado em julho de 2008, do qual participei.
A cartilha é toda focada no saneamento ambiental na bacia o Rio Cotia, e apresenta diagnósticos ambientais participativos e propostas para sua recuperação ambiental, todas desenvolvidas durante as oficinas temáticas do Workshop.
A Cristina Oka, diretora de turismo da Prefeitura de Cotia, e amiga incansável, é uma mulher sempre voltada para os assuntos de Meio Ambiente, e em parceria com a Ong Selva, está sempre agitando esses cursos e eventos.
O evento lotou o auditório da Sabesp em SP, com a presença de superintendentes da empresa, representantes de municípios vizinhos e da comunidade cotiana e granjeira.
O Secretário de Meio Ambiente de Cotia, Dr. Láercio Camargo, representou o prefeito Carlão Camargo, e disse que "nós começamos a educação de preservação há muito tempo, sob a doutrina da ecologia. Hoje só temos um caminho, que é o da educação ambiental. Temos que agradecer à Deus por sermos um município produtor de água". Ele espera que a Sabesp amplie os contatos sociais e disse que teremos em breve boas noticias sobre o Rio Cotia, que serão dadas pelo prefeito.
Rodrigo Victor, do Instituto Florestal e representando a ONG Selva, falou que "os pessimistas dizem que a batalha pelo verde já foi perdida aqui na cidade. Qualquer um que vislumbre essa área, vai ver o crescimento desordenado sem respeitar os componentes do meio ambiente, os mais importantes. Em contra partida, temos grandes remanescentes de Mata Atlântica que sobraram e estão em grau de alto impacto. O papel planetário é único e singular. A reserva do Morro Grande e a Bacia do Rio Cotia são na verdade uma pérola, uma jóia, e os atributos mais caros que temos hoje em termos de biodiversidade associada à água".
Rodrigo disse ainda que "é muito importante que a sociedade se aproprie disso para não deixar acontecer no Cinturão Verde o que houve com a região metropolitana".
A bióloga Sandra Beu, foi a coordenadora técnica do projeto.
A cartilha teve uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, e será distribuída nas escolas e bibliotecas públicas
para contribuir com o acesso ao conhecimento como incentivo à apresentação de novas propostas.
Lembramos que Cotia tem 78,5% da sua área territorial dentro da Bacia.
Quem estiver interessado em ter uma cópia da cartilha, entre em contato comigo por email.
Fau Barbosa
De Olho na Granja e na procura de soluções para melhorar a nossa qualidade de vida e preservar o Meio Ambiente.