23/01/2008
Fechando com chave de ouro a última sessão da Câmara em 2007, o Projeto de lei que criava a Coleta Seletiva em Cotia foi reprovado, conforme denunciei em minha coluna no mês passado.
O Conselho do Meio Ambiente de Cotia, (do qual tenho orgulho de fazer parte), alguns meses antes estava exultante com a assinatura do Município Verde, e apostávamos que a coisa ia mudar, trazer benefícios e qualidade de vida para a População, afinal dos 10 itens, já tínhamos 4!
Fomos incumbidos inclusive, de no início desse ano, apresentar projetos nessa área, a fim de fazer a coisa andar.
A votação contra o PL da Coleta Seletiva deixou em todos nós, amantes do Meio Ambiente, um sentimento de indignação.
Isso repercurtiu negativamente na mídia local, e com isso, acredito que, pressionados, os vereadores resolveram apresentar um novo Programa de Coleta Seletiva, convocados pelo novo Presidente da Câmara, Moísés Cabrera, em sessão extraordinária ontem.
Para alívio da População de Cotia, o novo projeto foi aprovado por 9 votos (os vereadores Serafim Monteiro e Sérgio Folha estiveram ausentes, e o presidente se absteve do voto).
O Projeto assinado determina que todos os estabelecimentos comerciais e industriais com área superior a 500m2 devem instalar postos de Coleta Seletiva (leia o Projeto na íntegra em PDF).
E Condomínios com mais de 50 casas também.
(Senhores síndicos e presidentes: façam a sua parte!!!!).
Os usuários desses locais devem ser informados sobre a adoção do sistema e orientados por funcionários na correta maneira de manipular o material reciclável.
A nova Lei terá prazo de 120 dias para adaptação dos estabelecimentos e condomínios, a partir da assinatura do Prefeito Quinzinho.
Mas precisa ainda da regulamentação, prevendo multas para quem não cumprí-la.
Antes do meio do ano, acho dificil que seja implementada, mas estou animada que a coisa vai acontecer!
Parabenizo Cotia e a Granja Vianna, que ganham com isso melhor qualidade de vida para sua Comunidade.
Isso tudo MAIS UMA VEZ, só confirma o que estou sempre batendo na tecla:
JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!