24/04/2013
Tempo das frutas maduras que caem do pé, das folhas caducas que voam ao vento, tempo de pensar refletir , de entrar em contato com você lá dentro.
Para as plantas , é a preparação para o Inverno, o grande sono . Preparação para dormir e acordar para o renascimento na Primavera.
Aos “jardineiros”, amantes e cuidadores de jardim , é tempo de cuidar para que tudo corra bem enquanto seu jardim adormece.
Vamos lá! Luvas ,rastelos, tesouras.Ao trabalho companheiros!
• Não deixe muitas folhas secas acumuladas nos canteiro e ao pé das árvores. Elas atraem formigas e outros insetos e fungos . Aproveite e escolha um lugar para colocá-las e começa a fazer a sua composteira. Sem exageros na varrição, porque neste caso você pode acabar varrendo todos os nutrientes da superfície da terra. Uma rastelada de leve uma vez por semana está o suficiente.
• Observe que começam a surgir pequenos focos de formigas na terra e de fungos nas folhas e troncos. Procure combatê-los logo no começo, para que planta sofra menos e a praga não se espalhe. Use, de preferência, inseticidas naturais para que não fiquem resíduos de veneno em seu jardim.
• Aproveite esta época de crescimento mais lento da grama para tirar as ervas daninhas que se instalaram no verão. Atenção: é preciso que sejam arrancadas com a raiz para realmente eliminá-las, caso contrário, elas voltarão. Reconheço que é um serviço cansativo e trabalhoso. Aproveite para pensar no se passou e no que esta por vir, ótimo momento para reflexão.
• Faça podas leves, e procure não podar muito as plantas que vão florir no inverno.
• Observe as regas, apesar do clima de outono ser uma mistura de dias de verão e de inverno, ocorrem períodos de estiagem, o ar fica seco e é necessário que aumente a frequência das regas.
• Nos canteiros, vasos internos e externos, árvores frutíferas (as jabuticabeiras principalmente) , roseiras, enfim nas “queridinhas do jardim”, faça uma cobertura com húmus de minhoca. O húmus além de ser um excelente adubo orgânico, retém a umidade da terra e não permite que elas fiquem ressecadas.
• Se fori trocar algumas plantas por outras que florescem na estação, agora é uma boa hora, pesquise se a planta substituta floresce em tempo frio e quais os cuidados.
Estique uma esteira ao Sol, deite ,silencie e ouça: é o barulhinho das folhas caindo