10/09/2008
O estilo de vida moderno, com hábitos alimentares inadequados e inatividade física, está relacionado ao aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes mellitus.
Juntas, estas patologias são fatores de risco para doença arterioesclerótica, que pode se manifestar como infarto, obstrução arterial crônica e acidente vascular cerebral. A atividade física tem papel relevante na prevenção e tratamento destas doenças crônicas e sabidamente reduz a incidência de diabetes mellitus independente do peso corporal.
Especificamente em relação ao diabetes mellitus, o exercício tem um papel fundamental pois melhora de forma contundente a ação da insulina. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que permite (ao estimular seu receptor na membrana da célula) a entrada de glicose circulante para dentro da célula. O exercício aumenta a eficácia da ação da insulina no seu receptor também em outras vias, principalmente pela célula muscular.
Tanto o exercício aeróbio quanto o exercício de resistência trazem benefícios em relação à captação de glicose, e uma prescrição combinada é a que obtém os melhores resultados. A prática regular de exercício aeróbico de intensidade moderada é a que se relaciona mais com a diminuição da pressão arterial, assim como ocorre diminuição de triglicérides e aumento do colesterol HDL, protetor. O exercício resistido, por permitir o desenvolvimento e atividade da musculatura esquelética, promove melhora da captação de glicose.
A pesar do exercício ser um dos pilares no tratamento do diabetes, o indivíduo diabético deve fazer avaliação cardiológica previamente ao início das atividades, pela prevalência aumentada de doença coronariana silenciosa. Além disto, algumas complicações diabéticas obrigam que sejam evitadas atividades específicas, como o mergulho para quem tem retinopatia diabética e caminhadas longas para quem tem pé insensível, especialmente sem calçados adequados.
Tomando pequenos cuidados, o exercício deve fazer parte de toda a prescrição para diabéticos!
Dra. Carolina Oliveira
crm 100.532
Endocrinologia
Médica Gran Clinic