TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

10/09/2008

Atividade fisica para a pessoa com diabetes


O estilo de vida moderno, com hábitos alimentares inadequados e inatividade física, está relacionado ao aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes mellitus.

Juntas, estas patologias são fatores de risco para doença arterioesclerótica, que pode se manifestar como infarto, obstrução arterial crônica e acidente vascular cerebral. A atividade física tem papel relevante na prevenção e tratamento destas doenças crônicas e sabidamente reduz a incidência de diabetes mellitus independente do peso corporal.

Especificamente em relação ao diabetes mellitus, o exercício tem um papel fundamental pois melhora de forma contundente a ação da insulina. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que permite (ao estimular seu receptor na membrana da célula) a entrada de glicose circulante para dentro da célula. O exercício aumenta a eficácia da ação da insulina no seu receptor também em outras vias, principalmente pela célula muscular.

Tanto o exercício aeróbio quanto o exercício de resistência trazem benefícios em relação à captação de glicose, e uma prescrição combinada é a que obtém os melhores resultados. A prática regular de exercício aeróbico de intensidade moderada é a que se relaciona mais com a diminuição da pressão arterial, assim como ocorre diminuição de triglicérides e aumento do colesterol HDL, protetor. O exercício resistido, por permitir o desenvolvimento e atividade da musculatura esquelética, promove melhora da captação de glicose.

A pesar do exercício ser um dos pilares no tratamento do diabetes, o indivíduo diabético deve fazer avaliação cardiológica previamente ao início das atividades, pela prevalência aumentada de doença coronariana silenciosa. Além disto, algumas complicações diabéticas obrigam que sejam evitadas atividades específicas, como o mergulho para quem tem retinopatia diabética e caminhadas longas para quem tem pé insensível, especialmente sem calçados adequados.

Tomando pequenos cuidados, o exercício deve fazer parte de toda a prescrição para diabéticos!


Dra. Carolina Oliveira
crm 100.532
Endocrinologia
Médica Gran Clinic


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR