Olá amigos da Granja Viana e da nossa cidade!
Vivemos o tal do PROGRESSO. Mas a que preço? Depois que o trecho sul do Rodoanel foi inaugurado, a vida da até então "pacata Granja Viana", ao contrário, tem sido bem movimentada.
Assaltos em massa tem apavorado moradores. Conhecida como uma região de classe alta, ela é hoje o foco dos bandidos, que desconhecem que essa coisa de classe alta já foi faz tempo. Hoje a região é formada por gente de classe média, trabalhadora. Mas o que chega no ouvido dos bandidos é outra versão, infelizmente.
Há algumas semanas a Rua das Granjas tem sido palco de muitos assaltos. De 26 residências, 16 já foram assaltadas, o que gerou protesto dos moradores, com a colocação de faixas por toda a rua.
Comandante da PM conversa com secretário adjunto de obras sobre assaltos |
Um dos moradores produziu uma carta-manifesto, distribuída na região com fotos chocantes, e citando todos os locais em que seus amigos e familiares foram assaltados nos últimos 18 meses. O manifesto pede um basta à violência e sugere ações imediatas na cidade.
No dia 16, por volta do meio dia, uma casa na esquina da rua Cherubina Viana com Rua São João, teve nova tentativa de assalto. A empregada percebeu algo errado com alguns homens que bateram à porta e chamou a polícia. A Guarda perseguiu mas não conseguiu prender ninguém.
No início da tarde do dia 17, uma
troca de tiros na frente do cartório da Granja. Bandidos de saidinha de banco.
Enquanto estávamos registrando o tiroteio, fui avisada de tentativa de furto no supermercado St. Marché, ao lado da dona Deola. Um rapaz de 26 anos, morador do Parque Alexandra foi pego roubando whisky e levado para a delegacia da Granja.
Em contrapartida, passei pelo centrinho e remeti minhas lembranças ao lugar pacato que conheci quando me mudei pra cá, e que tanto me encantou. Com as obras da ponte, o centrinho voltou a ser um lugar tranquilo, sem trânsito, a Granja pacata que um dia eu conheci.
Fico imaginando o que será do nosso bairro e da nossa cidade daqui há dois meses, quando inaugurarem o shopping e outros empreendimentos comerciais.
Se o prefeito não tomar providências efetivas e rápidas, aumentando o efetivo da Guarda e brigando com o Estado por mais policiais militares, sinto dizer que estaremos à beira do caos.
A população não fica fora dessa responsabilidade. É imprescindível que se registre Boletim de Ocorrência. Sem o B.O. não há estatística. Sem estatística, não há aumento de efetivo policial.
Cada cidadão e morador é responsável por essa mudança. Seja ligando para a Guarda/Polícia Militar quando perceber algo suspeito, seja registrando Boletim de Ocorrência quando algo acontecer consigo. Incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.
Cada um de nós precisa mudar de postura e passar a exercer a sua cidadania. Ou nos unimos contra o crime, ou seremos engolidos por ele.
Lembrem-se que JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!
E que Deus nos proteja!
Fau Barbosa
De Olho na Granja e na cidadania de cada um! Você é parte dessa história!