TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

29/10/2009

Alphaville Granja Viana e os últimos acontecimentos


Na última terça-feira, quem acessa o Twitter, acabou sabendo que o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, estava convocando "informalmente" a comunidade interessada para uma reunião pública, nas dependências da Secretaria em SP. O "convite" dizia apenas que seria para tratar do empreendimento Alphaville Granja Viana, e com transparência.

Muitas pessoas ligadas ao Movimento em Defesa da Granja Viana - que embargou recentemente a obra - se mostraram descontentes com a maneira com que essa reunião foi marcada, afinal, Xico é um Secretário estadual, e a convocação foi feita no seu twitter pessoal, ou seja, com alcance limitado a quem o segue.

Tentei saber mais informações por telefone, mas ele não me atendeu e nem respondeu as perguntas que deixei com seu assessor, que se limitou a me dizer, simpaticamente, que ele estava muito ocupado.

Do outro lado da história, Marcelo Willer - da Alphaville, conversou comigo por telefone por quase meia hora, e respondeu às minhas perguntas sobre a reunião na Secretaria. Disse que soube da reunião da mesma maneira que eu - via twitter pessoal - e que como empreendedor não foi convidado formalmente. "Não tenho nenhuma convocação formal da Secretaria, nem nenhum convite específico", disse ele. "O Alphaville como empreendimento, não foi chamado", enfatizou. Ele me disse que acredita que a reunião é para esclarecer o processo de licenciamento do empreendimento, a exemplo de tantas outras que ocorrem ali onde o licenciamento do projeto é explicado. "A reunião é uma iniciativa positiva, mesmo que talvez não esgote o assunto e não exclua a possibilidade de mais uma reunião na comunidade da Granja, o que achamos interessante", ressaltou.

Com relação ao embargo, ele me esclareceu que continuam aguardando o julgamento do mérito da ação civil pública que o Proam moveu contra o empreendimento. "Só temos autorização para fazer obras de terraplanagem e drenagem", disse quando questionei as estacas sendo colocadas ao longo do terreno, como se delimitassem ruas. "As estacas a que você se refere, são estacas de topografia justamente para direcionar a terraplanagem. A locação das ruas é porque a drenagem feita para conter a erosão tem que seguir o caminho futuro das ruas", explicou.

Perguntei como está sendo visto o embargo da obra pelos compradores dos terrenos, e se havia desistências por conta disso. Marcelo me disse que a empresa se antecipa sempre, dando informações aos compradores, enviando cartas, e que não houve nenhuma desistência, apesar de algumas pessoas estarem ligando para obter informações. "Estamos mantendo a todos bem atualizados, esclarecendo todas as dúvidas", disse.

Por último, falei da polêmica gerada na região por conta de seu depoimento na Veja SP do último final de semana, onde ele dizia que "de tanto dar comida, os macacos da Granja eram gordos". No próprio twitter, Marcelo TAS, humorista do programa CQC ironizou a citação (leia aqui).

Ele então me disse que apenas explicou ao repórter que os macaquinhos acabaram nos últimos anos, se aclimatando ao meio urbano. "Eu falei apenas que eles são animais que ao longo dos últimos anos, foram acostumados a receber alimentos dos moradores. E o que saiu na Veja não guarda relação com a explicação que eu fiz", declarou.

Reunião tem início:
As 10:00 da manhã, o Twitter de Xico Graziano diz: "Está começando a reunião pública sobre o empreendimento Alphaville na Granja Cotia. É curioso. Gente que critica não comparece. Se esconde".

No site do MDGV, a posição do Movimento: "Ficou decidido pela maioria absoluta dos participantes do MDGV - na reunião realizada na noite dessa quarta- feira(28)- que o Movimento não estará presente na reunião pública, por considerar que a comunidade granjeira não foi convidada".


Fau Barbosa
De Olho na Granja e antenada nos acontecimentos ambientais da região.


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR