TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

06/11/2008

Agenda 21 é tema de curso em Cotia


Vizinhos da Granja e de Cotia!
Boa semana!

Ontem, dia 04, teve início o "Curso de Capacitação de Multiplicadores para Implantação da Agenda 21 local" em uma parceria entre a Prefeitura de Cotia, a Gerdau e a ONG Selva.

Ele terá duração de 122 horas, e deve se estender até julho de 2009, com aulas às terças-feiras.
Mais de 180 pessoas se inscreveram, porém o número de vagas era limitado (80). Devido à procura, tudo indica que em março será aberta uma nova turma.

O Curso faz parte do Projeto "NOSSO MEIO AMBIENTE" e visa iniciar um processo de "Planejamento Participativo", dando a oportunidade de intervir nas nossas Comunidades.

Mas vamos falar um pouco sobre a Agenda 21, para que vocês possam entender todo o processo.

A Agenda 21 é um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

É um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.


Além da Agenda 21, resultaram desse processo outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

Resumindo, esse documento estabeleceu a importância de cada País em se comprometer a refletir, global e localmente, e passar a perceber que todos os setores da sociedade podem, sim, cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

E aí, entram como prioridade, os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e claro, a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Mas gente, prá que isso ocorra, temos que abrir os olhos para o consumo sustentável contra a cultura do desperdício.

O pilar essencial da Sustentabilidade é a Educação Ambiental.Por isso temos que dar continuidade a isso nas escolas, nas comunidades, visando a participação de todos em prol do nosso Meio Ambiente.

Hoje, quando se fala em Meio Ambiente, logo se fala em desmatamento. Mas para combater isso, temos que fazer um "Reflorestamento Interior", tendo mais consciência e plantando as ações para o futuro.

Beijo,

Fau Barbosa
De Olho na Granja e no futuro com responsabilidade!


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR