O que é?É uma das doenças da pele mais comuns, não contagiosa, que atinge a unidade pilo-sebácea (pêlo e glândula sebácea). Ao invés do folículo piloso estar "limpo", ele fica todo obstruído por sebo da glândula sebácea, promovendo um processo inflamatório.
E quais suas causas?A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões iniciam-se na puberdade, afetando cerca de 80% dos adolescentes. Embora na acne vulgar a idade de comprometimento seja o período da adolescência, não é raro estender-se até os 30 anos ou mais, principalmente em mulheres, constituindo a Acne da Mulher Adulta.
Os cravos e "espinhas" ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilo-sebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e comedões fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das "espinhas".
Como se classifica?- Grau I:
Existe predominância de cravos
- Grau II:
Além dos cravos estão presentes pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas de pus)
- Grau III:
Associação de nódulos e cicatrizes
- Grau IV:
Há ainda abscessos que se comunicam internamente, deixando cicatrizes deformantes
- Grau V:
Quadro em que há um comprometimento geral do paciente devido ao quadro infeccioso sistêmico.
Como posso tratá-la?Deve-se realizar exame dermatológico do paciente o mais completo possível. Procurar observar fatores agravantes (como alteração emocional, hábitos incorretos de escoriar e espremer as "espinhas"), tratamentos já utilizados e classificar o grau de acne do paciente.
O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Quando não houver resposta a medicações tópicas ou em casos intensos, torna-se necessário o tratamento sistêmico (medicamentos via oral), geralmente antibióticos ou pode ser utilizada a isotretinoína via oral (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de noventa por cento dos casos.
O lado emocional do paciente não deve ficar em segundo plano. A acne freqüentemente piora quando o estresse emocional é intenso, a ansiedade e a angústia podem agravar o quadro, e contribuir para resistência ao tratamento. A acne mexe com a auto-estima e a auto-confiança do adolescente.
Karina Nunes
- Médica Dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Médica Clínica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira
- Filiada ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo sob o número 127072
- Publicações de artigos em revistas, jornais e congressos médicos
- Participação ativa em congressos de Dermatologia Brasileiros e Internacionais
- Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética em adultos, crianças, idosos e gestantes
Veja mais
Ruanda e a volta por cimaCarta do mês de julho da Cidade Âncora: A roupa nova do reiEsquizofreniaNão é Não! Inclusão do deficienteCrianças e a PandemiaDo privilégio ao exercício da responsabilidadeEspaço Integração 17 anosSobre a atuação da jovem GretaTV Vagalume: Chorou ganha colo TV Vagalume: A criança faz parte da tribo famíliaBolo improvisado por Natureba TVQueijo Vegano no Natureba TVBatata Chips de forno que não grudaTV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva TV Vagalume: A quietude na convivência com as criançasO que fazer quando a criança faz birra?Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TVLeite de Coco caseiro no Natureba TVMousse de Chocolate na NaturebaTV