TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

06/05/2009

A limpeza do leito do Rio Cotia


Olá amigos da Granja e de Cotia!
Boa semana!
Temos tido muitas boas notícias no que diz respeito ao Meio Ambiente. Na semana passada, uma equipe da Defesa Civil iniciou a limpeza do leito do Rio Cotia. A ação começou pela ponte do Morro Grande, sentido ponte do Padre Inácio, passando pelos bairros do Morro Grande, Jardim Sandra, São Miguel e Panorama.
Ali, por quase 3 meses, o acesso ficou interrompido, por conta da inundação da estrada.
Entre a ponte do Jardim Sandra e a ponte do Morro Grande, na área do pesqueiro Guanabara, durante a limpeza, foi localizado um dique de contenção clandestino no meio do leito do rio.
"A localização foi feita após o monitoramento do rio. Quando a água baixou deu para ver a ponta do dique", disse Rafael, da Defesa Civil.

Rafael disse que "Esse tipo de dique é construído para manter a água nos pesqueiros em épocas de seca. Ele funciona como uma mini represa".

Foram encontrados e removidos do local, cerca de 100 sacos de nylon cheios de areia, oito toras de 40 centímetros de diâmetro por seis metros de comprimento, pontaletes de lajes pré-moldadas e cinco barras de cano de 300 milímetros (15 polegadas).

Em conversa com o Secretário de Meio Ambiente, Dr. Laércio, fiquei sabendo que a formação do dique é o fator responsável pela inundação, há mais de 3 meses, o que causou o isolamento parcial da Estação de Tratamento da Sabesp, do Hospital das Graças, e de toda a comunidade do bairro do Morro Grande. “Vamos localizar o proprietário do terreno e a pessoa que alugou a área para construção do pesqueiro para, em seguida, tomar todas as providências. O dique foi construído irregularmente, configurando crime ambiental”, destacou.

Dr. Laércio me contou que o processo será encaminhado para o Ministério Público através da Secretaria de Meio Ambiente de Cotia. Segundo ele, nem mesmo eles poderiam entrar no rio, mas baseados na resolução Conama nº 369, que prevê situação emergencial, a secretaria convocou a Defesa Civil, e está sendo o trabalho.

Prevenção contra enchentes:

A Prefeitura está realizando uma série de ações preventivas para evitar problemas de alagamentos na próxima temporada de chuvas.

Dentre as obras executadas, estão a limpeza das galerias de águas pluviais, de locais que sofreram graves conseqüências em decorrência do grande volume de chuvas, como Rua Carmem Miranda, Rua do Cristo e Estrada do Ribeirão, na Granja Vianna. De acordo com o Secretário de Obras, Antonio Melo, obras importantes serão realizadas nos próximos meses. “Em breve, começaremos o alargamento da vazão da ponte sobre o Córrego Poscium, no centrinho da Granja”, anunciou.


Fau Barbosa
De Olho na Granja e no respeito ao Meio Ambiente, que só nos dá de volta o que damos à ele.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR