04/12/2013
Natal é época de comemorar! E comemoração é brindar. E nada melhor para brindar do que uma taça de espumante - colocar na taça aquelas borbulhas, com frescor e abrir um panetone!
Um dos principais símbolos do Natal, o Panetone, harmoniza perfeitamente com os espumantes. Tanto pela combinação em si quanto pela festa, que obrigatoriamente requer um brinde. Vinhos de sobremesa também são indicados com essa iguaria natalina, mas vamos falar dos espumantes desta vez.
Os espumantes cobrem uma gama de opções. Vão desde o prosecco italiano, leve e delicado, passando pelos champagnes franceses elegantes, que se transformam com a idade, até os borbulhantes ricos, reconfortantes e tostados dos vinhedos quentes do novo mundo e os espumantes feito com a uva tinta mais famosa da Austrália se chamado de Shiraz.
As uvas clássicas que podem conter nos champagnes são: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. É importante lembrar que Champagne só existe na França. Em nenhum outro lugar do mundo pode se usar essa denominação, apesar de, na prática, nem sempre ser assim.
Sobre os espumantes ao redor do mundo:
Para finalizar, o delicioso e delicado Crémant, que pode ser feito na Alsácia ou no sul da França, em Languedoc. A uva mais usada é a Pinot Blanc, mas também podem ser usadas Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling e Chardonnay.
Os outras regiões vitivinícolas do mundo fazem espumantes, entre elas o Brasil. O espumante mais famoso no Brasil é feito com a uva Prosecco e não fica atrás de nenhum espumante importado. Um brinde aos excelentes espumantes que estão sendo feitos aqui no Brasil!