TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

04/12/2013

A hora dos espumantes


Natal é época de comemorar! E comemoração é brindar. E nada melhor para brindar do que uma taça de espumante - colocar na taça aquelas borbulhas, com frescor e abrir um panetone!
Um dos principais símbolos do Natal, o Panetone, harmoniza perfeitamente com os espumantes. Tanto pela combinação em si quanto pela festa, que obrigatoriamente requer um brinde. Vinhos de sobremesa também são indicados com essa iguaria natalina, mas vamos falar dos espumantes desta vez.

Os espumantes cobrem uma gama de opções. Vão desde o prosecco italiano, leve e delicado, passando pelos champagnes franceses elegantes, que se transformam com a idade, até os borbulhantes ricos, reconfortantes e tostados dos vinhedos quentes do novo mundo e os espumantes feito com a uva tinta mais famosa da Austrália se chamado de Shiraz.

As uvas clássicas que podem conter nos champagnes são: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. É importante lembrar que Champagne só existe na França. Em nenhum outro lugar do mundo pode se usar essa denominação, apesar de, na prática, nem sempre ser assim.

Sobre os espumantes ao redor do mundo:

  • França – Champagne e Crèmant 
  • Espanha - Cava 
  • Alemanha – Sekt 
  • Itália – Prosecco. Feito com Uva Prosecco em Vêneto. Hoje mudou de nome, se chama Glera. 
  • Franciacorta – feito com uva chardonnay e pelos mesmos métodos usados no Champagne. Um espumante da região da Lombardia, na sub-região de Franciacorta. 
  • Lambrusco – feito com a uva lambrusco. Esse espumante da Emilia Romagna pode ser tanto tinto quanto branco Tem aquele leve adocicado, que muitas pessoas adoram. 
  • Espanha – Cava feita em Penedès. Nessa linda região, rodeada de montanhas, é que se produz esse espumante, feito pelo método tradicional, o mesmo do champagne. As principais uvas são Parellada, Macabeo e a Xarel-lo. Outras também são permitidas, como a Chardonnay e as uvas tintas Garnacha, Monastrell e Trepat. 


Para finalizar, o delicioso e delicado Crémant, que pode ser feito na Alsácia ou no sul da França, em Languedoc. A uva mais usada é a Pinot Blanc, mas também podem ser usadas Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling e Chardonnay.

Os outras regiões vitivinícolas do mundo fazem espumantes, entre elas o Brasil. O espumante mais famoso no Brasil é feito com a uva Prosecco e não fica atrás de nenhum espumante importado. Um brinde aos excelentes espumantes que estão sendo feitos aqui no Brasil!



Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR