19/04/2024
Muito se divulgou sobre o eclipse do dia 08/04 em todas as redes sociais e vou registrar aqui alguns pontos que envolvem este eclipse que foi solar, total e no signo de Áries, regido pelo planeta Marte – o planeta da guerra, da agressividade, planeta de Fogo.
Este eclipse não estava “sozinho”, veio acompanhado da temida conjunção entre Saturno e Marte. Saturno, planeta rochoso, frio, de natureza conservadora; e 4 dias após do eclipse, o Irã atacou o Iraque (Marte está relacionado às armas). Todo eclipse reverbera por 6 meses e por isso, sendo desta natureza, há preocupação em toda a comunidade astrológica.
Os eclipses têm sua influência mais impactante na coletividade, muitos inclusive apontam para catástrofes ambientais. No plano individual, há também alguma influência, embora seja necessário apurar em cada mapa pessoal onde se dará o eclipse, ou seja, em qual casa astrológica (área de vida) de cada pessoa. Somente uma leitura individualizada para identificar e orientar melhor.
Outra configuração junto a este eclipse é a de Mercúrio Retrógrado, também em Áries e junto ao Nodo Lunar Sul, também neste signo. Pudemos observar um aumento considerável de agressividades, insultos, nas redes sociais, bem como os desacordos em muitos relacionamentos. Na análise da Astrologia, nenhum eclipse é leve, embora os eclipses parciais e penumbrais sejam vistos como menos impactantes.
O eclipse do dia 08/04 ocorreu num signo mais dinâmico, direto, destemido, que simboliza a nossa individualidade, o nosso “eu”. Sendo assim, sugere forte inclinação para refletirmos mais sobre nós mesmos, nossas atitudes, nossas ações perante o(s) outro(s). O signo de Áries é o que encabeça o zodíaco, é o que inicia uma nova estação, portanto, apesar dos efeitos nada tranquilos deste eclipse, é um ciclo para pensarmos: “Onde estou precisando ousar mais?”, ou: “O que depende da minha inciativa fazer?”.
Podemos nos sentir mais sobrecarregados de trabalho, devido à conjunção entre Saturno e Marte que acompanhou este eclipse e o ano de 2024 ser regido por Saturno. Precisamos todos ficar mais alertas com a violência em grandes centros e evitar confrontos diretos, porque Marte desencadeia atitudes mais violentas. Este é um planeta de pressas, de imediatismos. Tem um lado bom? Tudo na vida tem um lado ruim e um lado bom, tudo tem dois polos, tudo é “duo”. O lado bom é um impulso maior para nos empreendermos em novos inicios, novos projetos, sairmos da zona de conforto, buscando novas direções e novos sonhos, por que não? Evitemos brigas de “egos”, exaustões e desgastes que não nos levam a nada. Tanto a paz como a guerra, começam dentro de nós.