05/12/2018
Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho”, porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá a aparência avermelhada. O ferro, aliás, é um metal presente em máquinas, ferramentas, veículos de transporte, armas e outros objetos que resultam em ação, por isso é atribuído a Marte o caráter enérgico.
Na mitologia grega, Marte (amante de Vênus) também é o deus da guerra, do impulso, das atitudes rápidas, determinadas e agressivas. Marte pertence ao elemento fogo e sua energia é desbravadora, corajosa, destemida, impulsiva, impaciente, pioneira, conquistadora e apaixonada.
Com Marte regendo o ano de 2019 podemos esperar pela tomada de grandes decisões e mais força de iniciativas. Marte poderá afetar várias áreas de nossa vida. Sendo o astro da paixão, impulsividade e ousadia. Nos incita às ações de liderança e coragem. Marte, representa o desejo de conquista, portanto, o ano tende a ser movido por questões relativas à luta e a competitividade.
Marte é vibrante, vigoroso, tempestuoso e traz consigo a possibilidade de sérios conflitos, seja entre nações ou pessoas. Este planeta “vermelho” acelera o ritmo dos acontecimentos. Devemos ficar atentos aos nossos sentimentos de raiva e evitar ao máximo os confrontos diretos, já que Marte é considerado o planeta da guerra.
Nos relacionamentos amorosos, Marte tende a incitar conquistas, sedução e paixões avassaladoras. Na área profissional, os homens deverão estar mais propensos a assumir posições de liderança, devido a natureza masculina do planeta.
O lado mais positivo de Marte é a abertura de novos caminhos, maior força de vontade de lutar pelos nossos sonhos e a termos atitudes de mais garra e independência para alcançar nossos objetivos. Entretanto, devemos tomar cuidado a ambição exagerada para não atrair conflitos.
Usando com sabedoria e de maneira construtiva a energia de Marte, podemos promover nossa autorrealização. Marte nos empurra para a ação, nos ensina a ter mais vontade de agir, de fazer as coisas acontecerem. Que possamos usar esta energia da melhor maneira possível, lutando pelo nosso bem e também pelo bem da coletividade.
Cada dia da semana é regido por um planeta. Marte rege a terça-feira, sendo este um dia bom para a tomada de decisões e iniciativas. O Ano Novo, por coincidência, inicia-se numa terça feira. Tradicionalmente usamos a cor branca na passagem do ano novo. A cor de Marte é vermelha, sendo assim é bom usar algum acessório (pequeno) junto ao branco.
Apesar de reger o ano de 2019, Marte não será o planeta que “dará as cartas”. Estaremos ainda sob a influência do retorno de Saturno em Capricórnio e do ingresso de Urano em Touro.