TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

28/02/2018

Arteterapia no Ateliê da Tine

Ela trabalha há mais de 20 anos como Terapeuta Ocupacional (TO) na Prefeitura de São Paulo atendendo, na área de saúde mental, a pacientes com HIV.


Ela trabalha há mais de 20 anos como Terapeuta Ocupacional (TO) na Prefeitura de São Paulo atendendo, na área de saúde mental, a pacientes com HIV. Estudou música a vida inteira, piano e canto lírico. Das aulas de canto migrou para a TO, e da TO para a Arteterapia, quase como uma consequência natural. Assim, a terapeuta Christine Grote, a Tine, moradora da Granja Viana há 22 anos, leva o seu dom artístico para a terapia e o seu olhar terapêutico para o seu ateliê de artes. Hoje tem alunos de canto de 7 a 82 anos!

”Sempre trabalhei com terapia e com música, então o meu trabalho musical começou a ganhar uma sensibilidade de terapeuta”, explica. ”A gente acaba tendo uma visão um pouco diferente, a fazer uma pesquisa um pouco diferente. Passei a tentar trabalhar casos de depressão com a música, a fazer relaxamento com arte, e por aí vai... ”.

Sua formação em Arteterapia segue uma linha junguiana, que envolve elementos da mitologia. Nesse curso, realizou uma pesquisa com 5 mulheres, no qual trabalhou a linha da vida por meio da música em oito encontros. ”O resultado foi excelente! Um ano depois, eu me encontrei com aquelas mulheres e elas estavam muito melhores, realizando projetos pessoais, mais bonitas, cuidando mais de si", conta. Foi isso que a incentivou a realizar este trabalho na Granja Viana e agora Tine está abrindo vagas para arteterapia individual e em grupo em seu Ateliê.

”Na Arteterapia você faz uma sensibilização com canto, com um conto, um desenho, uma dança, você tira a pessoa de um estado muito racional, propõe uma atividade plástica ou musical, e a partir de sua produção artística, descobrem-se conteúdos internos muitas vezes difíceis de expressar em palavras”, explica Tine. ”Esse processo de descobertas não é doloroso, pelo contrário, ele é amoroso! As pessoas fazem mudanças incríveis em um processo que não é pesado”.

Tine ainda conta que suas seções de Arteterapia sempre são encerradas com um canto, já que a ideia é por para fora o que está preso. ”Eu acredito no poder da arte além de sua função estética, além da beleza, na atuação psíquica que ela tem”, explica. Segundo Tine, quem faz Arteterapia não precisa ter habilidades artísticas e nem musical. O objetivo é o autoconhecimento e a melhoria de sintomas indesejados, como depressão, ansiedade etc.  Em geral, os encontros de Arteterapia duram 2 horas e as aulas de canto 1 hora.

Ateliê da Tine
Tel. (11) 99912-5293 (também whatsapp)
e-mail: tinegrote@hotmail.com
Instagram: christine_grote 
Facebook: Ateliê da Tine










 

Pesquisar



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR