Já Rolou - Oficinas e palestras culturais gratuitas e online em outubro
13/09/2023
As formações serão ao vivo, remotamente, via plataforma zoom. São diversos cursos em diversas áreas como: fotografia, produção cultural, roteiro para séries, dança, processos artísticos, fotografia em celular, pintura, musicalização, audiovisual e muito mais.
A programação completa com mais de 20 opções de atividades você encontra AQUI
O Site da Granja selecionou algumas oficinas. Dá uma olhada.
OFICINA: ROTEIRO PARA SÉRIES
Coordenação: Marcelo Marchi
Datas e horário: 10, 17 e 19/10 - 18h30 às 20h30
30 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: A partir de 16 anos, aberto a todos que desejem atuar profissionalmente na área de roteiro para séries ou que apenas tenham interesse pela linguagem narrativa da ficção audiovisual serializada.
A atividade é focada na criação de séries para TV e plataformas de streaming, contemplando as noções essenciais da escrita de ficção, as características próprias do formato serializado e questões fundamentais tanto do projeto de uma série quanto do mercado em que elas estão inseridas.
Marcelo Marchi é roteirista das séries Boca a Boca (Netflix), Marias (Sony) e Society of Virtue, dos programas Queimando a Língua (Jovem Nerd) e Saca Rolha (Band News FM) e da HQ
OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL: DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS À PRODUÇÃO - ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL
Coordenação: Eva Laurenti e Sandra Tucci
Datas e horário: 3, 10, 17 e 24/10 - 10h às 12h
30 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: produtores, artistas e demais interessados.
A oficina visa fornecer conhecimentos sobre o que é um projeto cultural e como se dá sua
elaboração, ilustrando desde o seu planejamento até a produção, com ênfase em Artes Visuais e Audiovisual. O objetivo central é passar as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto bem estruturado, partindo de um planejamento adequado, visando o sucesso da sua realização.
Eva Laurenti é formada em Comunicação Social pela Unesp, com pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketingpela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OFICINA: EUTONIA - ATRAVESSAMENTOS DA PELE, A DANÇA E O AUTOCUIDADO
Coordenação: Claudia Palma
Datas e horário: 18, 19 e 20/10 - 10h às 12h
20 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
A oficina convida os participantes a entrarem em contato com o corpo de uma forma sutil e profunda, respeitosa que revigora, organiza, equilibra, cuida e instiga movimentos através deum estado de presença corporal. Colabora não só no dia a dia do artista como uma forma decuidado de si, como também na criação e pesquisa de linguagem corporal.
Claudia Palma é graduada em Educação Física, FEFISA e formação em EUTONIA pela IBE(Instituto Brasileiro de Eutonista). Professora do curso Pós Graduação em dança e consciência corporal da Universidade Estácio de Sá
OFICINA: O INCONSCIENTE CRIATIVO - UMA LEITURA SIMBÓLICA DE PROCESSOS ARTÍSTICOS
Coordenação: Patrícia Teixeira
Datas e horário: 20, 23, 25 e 27/10 - 14h às 16h
25 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
A oficina tem o intuito de ampliar o processo de criação do ator e do performer por meio do estudo sobre o inconsciente e a relação deste com o coletivo teatral em torno do estudo da
personagem por meio da teoria de Carl Gustav Jung - fundador da psicologia analítica.
OFICINA: AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Coordenação: Álvaro Santos
Datas e horário: 9, 11 e 16/10 - 18h30 às 20h30
20 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Público aberto, maior de 16 anos, preferencialmente para educadores populares ou da rede pública de ensino, estudantes de pedagogia/licenciatura e artistas que realizam
oficinas.
A oficina propõe a reflexão sobre a utilização da linguagem cultural audiovisual em processos educativos e apropriação de recursos multimídias por educadores para a construção da aprendizagem. Assim, a formação cultural tem quatro encontros e faz o convite a refletir como a linguagem audiovisual pode mediar ensino e aprendizagem na construção de conhecimento entre estudantes e educadores.
Álvaro dos Santos se define como um colecionador de ideias. É especialista em aprendizagem, educador, metodólogo e pesquisador. Cientista social de formação e mestre em Sociologia, é fotógrafo e poeta.
FOTOGRAFIA COM SMARTPHONE
Coordenação: Thaty Naila
Datas e horário:
Turma A: 3, 5 e 10/10 - 14h às 16h
Turma B: 24, 26 e 31/10 - 10h às 12h
20 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Aberto ao público interessado, acima de 16 anos.
Link para formulário de inscrição Turma A: https://forms.gle/5p1DjZUwgxgnS2YcA
Link para formulário de inscrição Turma B: https://forms.gle/qF4LE5kxp4wG7G1f9
A atividade consiste em ensinar a fotografar usando os recursos do aparelho de celular de cada aluno, desde os modos manuais até os modos automáticos dos recursos da câmera. Os alunostambém aprenderão regras de composição fotográfica, como as regras dos terços, ponto de fuga, cores e iluminação.
Thaty Naila é fotógrafa profissional desde 2013. Especialista em eventos e ensaios em luz natural, pós graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação e graduada em Licenciatura em ArtesVisuais. Lecionou Arte para os anos fundamentais e médios para a rede pública de ensino
ENCONTROS LÍRICOS: ÓPERA OS PESCADORES DE PÉROLAS, DE BIZET
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horário: 18 e 19/10 - 18h30 às 20h30
35 vagas
Inscrições: 11/9 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Interessados em ópera.
Com LES PÊCHEURS DE PERLES tem início a carreira profissional de Georges Bizet como operista. Nesta partitura envolta em perfumadas melodias orientais, já se vislumbra a inspiraçãoe a segurança composicional do futuro criador de Carmen. Bizet tinha apenas 25 anos quando compôs LES PÊCHEURS DE PERLES, e conseguiu conceber uma obra-prima dentro do universo do exotismo tão caro ao público parisiense de 1863, apesar de um libreto raquítico que lhe foi imposto. É uma ópera fascinante. Nos “Encontros Líricos”, o professor e pesquisador Sergio Casoy discorre sobre as origens e detalhes que envolvem a criação de determinadas óperas, ilustradas por imagens e vídeos de
trechos significativos retirados de várias produções, para que os participantes possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar as várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer.
Sergio Casoy é professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e "Ópera de outros cantares”.
Peixes
19 de fevereiro a 20 de marçoA carrei...
Previsão Completa