TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Já Rolou - Conferência Livre Intermunicipal no CEMUCAM dia 25 de janeiro discute meio ambiente

09/01/2025



Convocada por moradores, pesquisadores, ativistas e instituições não governamentais dos municípios de Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista, o encontro promovido pela sociedade civil de 5 municípios - “Guardiões das matas dos 05 ecoterritórios” - acontece no Parque Municipal CEMUCAM, no sábado 25 de Janeiro de 2025, com início às 09h.

Como parte do conjunto de ações para a estruturação da Política Nacional sobre Mudança do Clima e a construção do Plano de Transformação Ecológica, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizará a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em maio de 2025, em Brasília.

Como parte desta ação estão previstas a realização de conferências municipais, estaduais, convocadas pelo poder público, além de Organizações não governamentais e a sociedade civil, que também podem convocar Conferências Livres. Em qualquer uma das modalidades, as reuniões têm o objetivo de elaborar duas propostas por eixo temático  para a construção da Política Nacional de Meio Ambiente.

As propostas formuladas nas conferências livres serão levadas para a conferência estadual e, também, para a conferência nacional. Nesse contexto, a Conferência Livre “Guardiões das matas dos 05 ecoterritórios” será um encontro de moradores das nossas cidades para propor soluções para os problemas ambientais em comum, com o objetivo de enfrentar as consequências das mudanças climáticas e da grande deterioração do meio ambiente da nossa região. 

Vale ressaltar que a Conferência Livre tem um caráter educativo, e é uma oportunidade para podermos discutir nossos problemas comuns,  conhecer e reunir pessoas preocupadas com o meio ambiente,  interessadas em propor ações para a mitigação ou melhora das condições da vida humana e de outras espécies  na nossa região. 

Onde acontece? 

No Casarão 01 do Parque Municipal CEMUCAM, localizado na R. Mesopotâmia, s/n - Jardim Passárgada, Cotia - SP.

Quando acontece?

Dia 25 de janeiro- sábado, das 9 às 13 h 

IMPORTANTE: nos dias 15 e 22 de Janeiro serão realizadas oficinas preparatórias online, às 19h.

Quem realiza?

É uma iniciativa da comunidade preocupada com a perda da qualidade de vida das nossas cidades. Não há vínculos diretos com os governos municipais ou partidos políticos, é uma iniciativa de moradores e das seguintes organizações: Associação Amigos do Parque CEMUCAM, Associação de Amigos e Moradores da Granja Viana, Casa Marielle Franco -Cotia, Meliponicultores de Cotia e Amigos, MulherAção - Cotia, Nova Raposo Não, Panverde, Preservar, Sociedade Ecológica Amigos de Embú.

Contamos com o apoio de: Abelha Nativa, Gabinete da Deputada Estadual Marina Helou, Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas eSaneamento, Petzoo, Projeto Socioambiental e Meliponário Nativa Viva.

Como funciona?

Haverá duas oficinas preparatórias on-line, nos dias 15 e 22 de Janeiro, onde detalhes serão apresentados e as propostas começarão a ser formuladas.

No dia 25, haverá uma apresentação inicial, formaremos 5 grupos de discussão, serão levantados os problemas e a formulação de propostas. Serão escolhidas 2 propostas por eixo temático para integrar o relatório, contribuindo assim com propostas para a Conferência Nacional.

Para participar  é necessário o preenchimento do formulário AQUI 

Por que participar?

As mudanças climáticas estão se acentuando e sentimos alguns dos efeitos em nossas cidades com intensidade cada vez maior. Muitos dias secos, onde as queimadas aumentam e a qualidade do ar piora. Em outros dias, as chuvas muito concentradas,  superando as médias históricas, causam alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

Nos últimos anos, ventos severos, com grande potencial destrutivo, causam prejuízos materiais e colocam em risco nossas vidas. Soma-se a isso o desmatamento acelerado, o aumento do número de construções, o assoreamento de rios, a  arborização urbana ineficiente, o descarte de resíduos sólidos, em estradas de pouco movimento, além de outros problemas ambientais que impactam negativamente a nossa vida.  

A nossa realidade está mudando e não é para melhor.

Por isso, a Conferência Livre abordará os cinco eixos temáticos:

Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa;

Adaptação  e  preparação  para  desastres:  Prevenção  de  riscos  e redução de perdas e danos;

Justiça Climática: superação das desigualdades;

Transformação  ecológica:  descarbonização  da  economia  com  maior inclusão social;

Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.


É uma chance única para ampliar o diálogo entre os moradores e nos organizarmos para apresentar propostas para as nossas cidades.



Pesquisar




X


































Cancer
22 de junho a 22 de julhoOs estudos su...
Previsão Completa


© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR