TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Vacina da gripe em Cotia Morador que tiver dificuldade para agendar pode ir direto ao posto de saúde

07/05/2021


Agendamento é feito pelo aplicativo mas muitos moradores estão com dificuldades para acessá-lo

Profissionais da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), indígenas, além das crianças de seis meses a menores de seis anos devem procurar um posto de saúde para se vacinar contra gripe.  As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde desde o dia 12 de abril para estes públicos até o dia 10 de maio.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cobertura deste público, que de acordo com a programação deve se vacinar até o próximo dia 10, está abaixo do necessário. 

Das 5,5 milhões de pessoas desta primeira etapa, somente 991,2 mil compareceram aos postos até a última semana, somando 653,7 mil crianças (19,8% de cobertura vacinal), 77,2 mil gestantes (17,7%), 243,7 mil profissionais da saúde (15,7%), 14,3 mil puérperas (19,9%) e 2,1 mil indígenas (35,7%).

“Pedimos às famílias para zelarem pela imunização dos pequenos, grávidas e às mães que deram à luz recentemente. Com a circulação de doenças respiratórias como a gripe e a COVID-19, toda medida preventiva é necessária. Vacinar-se é um gesto de cuidado individual e coletivo”, enfatiza a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo. “Esta vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, enfatiza.

Moradores de Cotia devem agendar a vacina

Em Cotia, acordo com o departamento de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, a cobertura está dentro do esperado. “Das vacinações agendadas, menos de 10% não comparecem”. 

A Secretaria optou por adotar o sistema de agendamento para receber a vacina e mais uma vez isso gerou muitas dúvidas e reações, uma vez que para agendar é preciso baixar o aplicativo “Saúde Simples”, que direcionará o morador para o posto de saúde mais próximo de sua residência. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em tablets e celulares com sistemas IOS e Android. 

Ocorre que muitas pessoas estão com dificuldade para acessar o aplicativo, uma vez que para isso é necessário estar cadastrado e com os dados atualizados em uma unidade de Saúde. Caso contrário terá que ir a uma unidade de Saúde.

No caso de ir até a unidade para se cadastrar ou atualizar dados, o morador já pode receber a vacina, se tiver dose disponível. A Secretaria diz ainda que se o morador tiver dificuldades para agendar pelo aplicativo poderá ir diretamente no posto mais próximo de sua residência. 

Como agendar a vacina contra Gripe

1- Baixar o aplicativo “Saúde Simples Cotia” no seu celular ou tablet.

2- Informar CPF e data de nascimento.

3- Entrar em “Especialidade”, “Novo Agendamento”, “Vacina”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 84.265 pessoas  devem receber a vacina da gripe em Cotia. Até o último dia 5,  7.397 haviam comparecido aos postos de vacinação, o que corresponde a 8,7% do público alvo. 

Visando reduzir aglomerações para reforçar a prevenção à COVID-19, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas que se estenderão até 9 de julho. A próxima começa no dia 11 de maio e incluirá os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e privada, que somam mais 7,8 milhões de pessoas em todo o estado. 

Já a terceira etapa começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR