12/12/2024
O exercício físico é condição para manter e melhorar a vitalidade. Ideal para todas as idades e níveis de condicionamento físico, o método Pilates é especialmente eficaz quando conduzido por fisioterapeutas, que traz um olhar clínico e individualizado para cada aluna(o). Foi assim que a fisioterapeuta Paula abriu a Villa Pilates, que há 15 anos oferece aulas, tratamentos diversos e reabilitação na Granja Viana.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana para adultos e 60 minutos diários para crianças e adolescentes. O mais importante é encontrar uma atividade que você goste, que dê prazer para que você possa ter frequência e regularidade.
Desde a década de 80, temos a indústria do fitness, onde aulas entram e saem de moda. Nos anos 80, Jazz, musculação e aeróbica estavam em voga. Nos anos 90, Step e Spinning eram os queridinhos das academias. O Body System, Yoga e o Pilates marcaram os anos 2000. Por volta de 2010, a Zumba e Cross Fit foram a prática da vez. No mundo pós pandêmico, os exercícios funcionais, Caliestesia e retorno da musculação imperam. “Não adianta entrar para fazer musculação e não gostar de fazer. Movimento físico se sustenta se gera prazer”, diz a fisioterapeuta Paula Cristina Pena, da Villa Pilates e explica “Quando eu me formei em Fisioterapia, eu trabalhava com a parte de reabilitação motora e respiratória na área da Geriatria. Estava um pouco cansada desse ambiente hospitalar, e senti vontade de procurar algo para prevenir, para que a pessoa chegasse numa idade mais avançada se sentindo bem. Foi quando comecei a pesquisar sobre o Pilates, me apaixonei, me formei no Metacorpus em 2007, comecei a dar aulas e nunca mais parei.”
Sr. Pilates
O método Pilates nasceu no início do século XX pelas mãos de Joseph Hubertus Pilates, um alemão visionário que superou desafios pessoais tendo sofrido desgaste muscular na infância por conta de doenças como asma, febre reumática e raquitismo. Na juventude passou a se dedicar a musculação e ioga. Pilates então estudou vários tipos de exercícios e se encantou pelo ideal grego clássico de equilíbrio do corpo, mente e espírito. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi preso e acabou exilado na Ilha de Man onde começou a trabalhar como auxiliar em um hospital ajudando pacientes debilitados pela guerra e que tinham dificuldades para andar. A partir daí e impulsionado pelas molas das camas, começou a moldar seu sistema, para ajudar soldados feridos a recuperar a força e a mobilidade. Esses exercícios foram a base para os aparelhos de Pilates que conhecemos hoje. Após a guerra, ele refinou seu método, já em Nova York, levou sua prática que se popularizou inicialmente entre bailarinos e atletas. Seu legado transformou-se em um dos métodos de condicionamento mais respeitados no mundo.
Os principais benefícios incluem:
1. Reabilitação de Lesões - Ideal para tratar dores na coluna, problemas articulares e recuperação pós-cirúrgica. O Pilates ajuda a fortalecer músculos estabilizadores e a melhorar a postura.
2. Melhoria da Postura e Alívio de Dores - Exercícios para alinhamento corporal e na ativação do core (músculos centrais) promovem equilíbrio e redução de tensões musculares.
3. Prevenção de Lesões - A prática regular fortalece os músculos, melhora a mobilidade e a progressão, reduz o risco de lesões no dia a dia ou em atividades esportivas.
4. Aumento da Flexibilidade e da Força Muscular - O método trabalha músculos profundos de forma suave, mas eficiente, proporcionando maior amplitude de movimento.
5. Melhoria do Bem-Estar Mental - A concentração necessária para o Pilates reduz o estresse e melhora a conexão entre mente e corpo, promovendo relaxamento.
6. Inclusão e Adaptação - Os fisioterapeutas podem adaptar os exercícios às condições específicas de cada aluno, tornando a prática acessível para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais.
Fisioterapeutas fazem a diferença no Villa Pilates
A prática do Pilates, quando supervisionada por fisioterapeutas, potencializa ainda mais os benefícios, pois alia os princípios do método a um entendimento aprofundado da biomecânica e da reabilitação, de forma personalizada e segura, atendendo as necessidades de cada aluna(o). “Ver um corpo entrando de uma forma, e saindo de outra com mais vitalidade e disposição, é uma alegria e motivação para mim. Tenho alunas que estão comigo há mais de 10 anos”, diz Paula que trabalha com mais duas fisioterapeutas no Villa Pilates. A fisio Sandy Silvino ministra aulas de Pilates sempre com turmas reduzidas de até 3 pessoas. E Cynthia Harumi, que além de sessões de fisioterapia, aplica drenagem linfática e os métodos milenares do Shiatsu e Acupuntura.
Com foco no bem-estar integral, o Villa Pilates se destaca pelo cuidado e personalização nos atendimentos. Por meio da abordagem fisioterapêutica, praticantes experimentam um cuidado integral gerando mais confiança e harmonia com o próprio corpo. Como dizia Joseph Pilates: "A saúde física é o primeiro requisito para a felicidade."
Villa Pilates
R. Thomekiti Kira, 287 - 111 - Granja Viana, Cotia
facebook.villapilatesequilibrioesaude