TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Transition Granja Viana comemora 10 anos! Ecofeira, Mercado de Trocas, Caronetas, Plantio Global, Café Reparo... são algumas das muitas ações do grupo.

14/06/2019


Há 10 anos, mais precisamente no dia 10 de junho de 2009, a nossa querida colunista Jany Vargas noticiava em seu artigo, aqui no Site da Granja, a primeira reunião do Transition Towns Granja Viana, realizada no UlaBiná. 

Leia abaixo trechos da matéria daquele dia:

“Você já parou para pensar que somos a primeira geração na história da Humanidade a ter como responsabilidade a continuidade da vida no planeta? Que dependerá das nossas ações reverter ou não os processos degenerativos que vêm acontecendo por todo lado e comprometendo nosso futuro, ao menos nos moldes que conhecemos? 

...Mas...Deus é granjeiro... sabia não? Mandou para cá uma arquiteta carioca,Isabela Menezes ...

Na última terça, dia 9, ela trouxe os arquitetos Marcelo Todescan e Frank Siciliano na ulaBiná, para apresentar o movimento Transition Towns, criado na Inglaterra e que já está fazendo diferença em 2 mil cidades pelo mundo. A ideia é reunir os moradores para estabelecer uma visão do bairro para os próximos quinze anos e assim ter uma direção para atuação e detectar quais são os problemas a serem solucionados. Criar grupos de trabalho e possibilitar que mangas arregaçadas, indignações acumuladas, criatividade, amor... se manifestem numa ação que honre o potencial e a força de todos que quiserem se engajar. Chega de deixar nossa linda região nas mãos da sorte e do azar! Nossos descendentes vão agradecer!!!! Mais ainda nosso coração.

Ainda em junho será marcada uma próxima reunião, que será divulgada pelo site da Granja.”  Leia coluna na integra


Nestes 10 anos que se passaram, o grupo inicial formado por Isabela Maria Gomez de Menezes, Thereza Franco (que aqui vos escreve), Sílvia Rocha e Daniela Terracini, ganhou novos adeptos: Heloisa Reis, Solange Viana, Angélica Bonfiglioli Lopes, Fernanda Campos Luiz, Monica Rosales, Sonia Silva e Luis Romero. 

As ações iniciadas com a Feira de Trocas AUescambAU se multiplicaram e fortaleceram o grupo, presenteando a Granja Viana com eventos e ações como a Ecofeira, Hora do Planeta, Café Reparo, Grupo Caronetas, Voto Onde Moro, Mercado de Trocas, Arte Junto, SOS Calçadas, Do Meu Lixo Cuido Eu, #GranjasemCanudos... Agora a mais nova atuação do grupo é divulgar a reciclagem de Bitucas de Cigarro, um grande poluidor de mares e meio ambiente, propagando a empresa que transforma a bituca em celulose para fabricação de papel.

Nosso grupo utiliza várias metodologias sociais participativas, que vêm trazendo excelentes resultados. As relações e sua nutrição são fundamentais para nós, e o fato de as cultivarmos contribui para formar o tecido social onde a confiança, a amorosidade e a amizade nos mantêm unidas até hoje, de forma saudável e profícua.

Aqui no Site da Granja você também pode acompanhar os 10 anos de ações do grupo através da nossa sessão exclusiva dedicada ao Grupo TGV desde o seu início, trabalhando como divulgador e apoiador atuante.    https://granjaviana.com.br//transition

O movimento Transition Granja Viana está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  da ONU número 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Parabéns, Transition Granja Viana, que a mágica do gênio do coletivo aqui encontre um terreno fértil para desenvolver-se ainda mais!

Thereza Franco


Agradecimentos: 

O Grupo agradece todo o apoio recebido nestes 10 anos de entidades e grupos, como as prefeituras de Cotia e Carapicuiba, Escolas, Centros Comerciais, Restaurantes, Associações , todas as Mídias da Região, inúmeros amigos e parceiros, sem o qual nenhuma destas ações teria sido possivel. A Granja Viana está de parabéns!! 

Especais:  Prefeitura de Cotia (Ecofeira, Plantio Global), Vila da Mata (Mercado de Trocas e Hora do Planeta) ,  Shopping Granja Vianna (#GranjaSemCanudo e Ecofeira), Associação São Joaquim e Colégio Sidarta (Café Reparo), Escola da Granja (Início da Ecofeira), Galeria de Arte Solange Viana (ArteJunto) Academia Energy (Dia do Planeta), Prefeitura e CES Carapicuiba (Voto Onde Moro e Plantio Global), Secretaria Meio Ambiente (#GranjaSemBituca), Poaito Recicla (GranjaSemBituca), Jornal d'Aqui (Divulgação).  Site da Granja (Apoio Permanente).

Comemoração

Venha participar do PIC PIC TGV
O Grupo vai assoprar as velinhas na Ecofeira - Veja como Chegar
Domingo dia 16/06 a partir das 10h

Saiba mais:

www.transitiongranjaviana.com

Para participar

As reuniões acontecem uma vez por semana por uma hora e meia na Granja Viana.

Atualmente, são às segundas-feiras, das 8h00 às 9h30 no Félix Café

Rua José Félix de Oliveira, 1270

Estacionamento gratuito externo e interno no local.

(Confirme sempre no site se o local, o dia da semana e o horário permanecem os mesmos.)

www.transitiongranjaviana.com

Para conhecer o movimento global Transition Towns

https://transitionnetwork.org 



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR