TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Tarde musical O UlaBiná esteve em festa no dia 25 de agosto.

28/08/2012








O UlaBiná esteve em festa no dia 25 de agosto. O espaço sediou o evento "Crianças para um mundo melhor" com a participação de três projetos sociais da região: Guaçatom, de Cauaia do Alto - Cotia; Oca, de Carapicuíba e Acorde, de Embu das Artes.

Com atividades culturais para crianças e adolescentes baseados, principalmente, na música e em manifestações folclóricas, as ONGs entretiveram adultos e crianças presentes na Vila da Mata, onde fica o ulaBiná. O evento, transmitido ao vivo pela Rádio Granja Viana, marcou o lançamento da campanha "Sua nota vale uma nota", do movimento Transition Granja Viana (TGV), que incentiva a doação de notas fiscais sem CPF para instituições beneficentes.

Quem chegava para almoçar no restaurante vegetariano SerAfin, que também faz parte do complexo Vila da Mata, era imediatamente convidado a participar da tarde de música e cultura. Com uma contribuição que variava entre R$ 5 e R$ 15 - conforme a disponibilidade de cada um - foi possível apreciar todas as apresentações e participar de uma ciranda no fim da festa.

As apresentações começaram por volta de 13h45 com um breve balé seguido pelo xilofone, pelas flautas e pela percussão do Guaçatom, exaltando nomes tradicionais da música brasileira, como Dorival Caymmi. O repertório era composto tanto por melodias instrumentais como por canções em forma de coral. Além das músicas contagiantes, as roupas coloridas dos integrantes deixaram a tarde ensolarada ainda mais alegre.

Em seguida foi a vez a Oca, que diversificou sua proposta dentro do foco da cultura negra e nordestina. Esquetes teatrais, forró e maracatu foram as marcas da apresentação, que terminou com um show de capoeira com a participação de adultos e crianças.

O projeto Acorde trouxe MPB com voz e violão, seguida por uma animada batucada, ilustrada por breves demonstrações de passos de street dance. Foi a primeira vez que os três projetos se apresentaram juntos e também a primeira vez no ulaBiná. A proposta do evento também foi tornar os grupos mais conhecidos pelos granjeiros. A festa terminou por volta de 16h, com os integrantes dos três projetos interagindo e formando uma grande ciranda com o público.

Mãos que bordam
Enquanto as crianças da Oca se apresentavam, suas mães trabalhavam. O projeto "Mãos que bordam", organizado pelas "Mães da Oca", expôs diversas peças de artesanato que estiveram à venda durante o evento.

Ana Edilma Alexandre, cujo filho, Pedro Luiz faz parte da Oca, contou que a maioria das integrantes do grupo de mães se conheceu por meio do projeto. "Fomos descobrindo que cada uma sabia fazer uma coisa diferente: uma bordava, a outra costurava e fomos assim, uma ensinando a outra, e hoje expomos nossas peças em conjunto".

Sua nota vale uma nota
A festa no espaço Vila da Mata foi também ocasião do lançamento de uma campanha do movimento Transition Granja Viana - TGV - que deve gradativamente atingir toda a região.

Intitulada "Sua nota vale uma nota", a proposta é incentivar as pessoas que não solicitam a colocação do CPF nas notas fiscais de suas compras, a doar os documentos a ONGs ou projetos sociais. A ação deve envolver os comerciantes da região.

Cada estabelecimento comercial "adotará" uma ONG, preferencialmente de seu entorno, colocando próximo ao caixa uma urna com a identificação da campanha. Nela, as pessoas poderão depositar as notas fiscais sem CPF. Segundo Daniela Terracini, membro do TGV e artista plástica que criou as urnas, "a proposta é fazer algo bem simples, com o perfil da Granja, para poder integrar quem compra e quem precisa de recursos, tendo os comerciantes como ponte".

Sobre as ONGs
Guaçaton é um grupo musical que surgiu em 1994 dentro da Associação Criança Feliz, localizada em Caucaia do Alto. O projeto vem gradativamente ganhando espaço com apresentações em escolas, empresas, centros culturais e, mais recentemente, no exterior.

Saiba mais sobre o Guaçaton e veja seus vídeos em http://www.myspace.com/guacatom

Oca - Associação da Adeia de Carapicuíba desenvolve desde 1996 atividades com crianças do seu entorno com foco em manifestações da cultura brasileira, música e literatura. Seu objetivo é desenvolver a identidade cultural e a capacidade de expressão das crianças. Conheça melhor o projeto em: http://www.granjaviana.com.br/oca/

Com teatro, artesanato, ensino de informática, contação de histórias, ações ambientais, educação complementar e oficinas diversas, entre outras atividades, o Acorde - Desenvolvimento Humano atende cerca de 280 pessoas por dia em Embu das Artes. O trabalho é realizado com base em quatro pilares: sujeito - grupo - espaço - tempo. Veja detalhes em: http://www.acorde.org.br

Por Karen Gimenez



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR