23/10/2023
O Coletivo PanVerde, um dos braços do movimento Transition Granja Viana, promoveu o primeiro encontro com as pessoas interessadas em criar uma rede organizada enquanto Sociedade Civil, visando o fortalecimento de voz em prol de um desenvolvimento mais planejado de nossa região.
Foi neste domingo, 22, de manhã, no Clube Pitangueiras, que 56 pessoas (diante de uma previsão de apenas 30) apareceram dispostas para a formação da Associação dos Amigos da Granja Viana.
Uma atuação conjunta que visa dar mais força aos moradores e simpatizantes para a solução dos problemas que atingem a região. Entre os presentes, muitos representavam entidades, associações e condomínios, agregando valor a este grupo que encontra diversos desafios por conta de sua característica intermunicipal.
Foram levantados alguns temas pela organização e pelos presentes, todos foram convidados a escolher um ou mais temas através de Post-its colados no quadro.
O resultado servirá de amostragem para próximas reuniões.
União das organizações
A ideia é fazer um mapeamento detalhado para identificação das entidades, comunidades, associações, e ongs que representam os moradores da Granja e formar parcerias com as associações que já atuam na região, com o SEAE (Sociedade Ecológica Amigos do Embu), Preservar Itapecerica, Oca, além de outras entidades tradicionais citadas.
Formação da Associação
No intuito de se estruturar a Constituição da Associação, detalhes como qual melhor forma de se criar uma figura jurídica, documentação oficial para fazer valer as queixas de cada cidadão, formalização para atuações de participação ativa em órgãos oficiais, entre outros, foram levantados. Também foi discutida a necessidade de se constituir um Regimento, Quadro de Diretoria etc.
Sobre a forma de como seria feita a manutenção financeira e a cobertura de despesas eventuais de funcionamento, uma das possibilidades levantadas foi a de se trabalhar essencialmente com voluntários.
“Muito além das expectativas, tínhamos 56 pessoas e levamos 30 cadeiras, porque achamos que seriam suficientes. Tomamos um novo rumo na formação dessa Rede, que no fundo era o que sempre quisemos … ONGS, ambientalistas, movimentos, coletivos associações”, comentou Renato Rouxinol, do Coletivo PanVerde.
Os organizadores agradeceram a APAE Cotia, que cedeu as cadeiras e ao Clube Pitangueiras pela cessão do salão de eventos para reunião.
A próxima reunião ainda não tem data, mas deverá acontecer nos próximos 15 dias. O Site da Granja, é claro, informará assim que a nova data e local forem definidos.